São Paulo – Os primeiros e-Volksbus, os chassis 100% elétricos da Volkswagen Caminhões e Ônibus, sairão das linhas de montagem de Resende, RJ, no segundo semestre, informou a empresa em comunicado. Desenvolvido pela engenharia local terá opções desde micro-ônibus de 9 metros até superarticulados de 23 metros.
O modelo ainda está em fase de protótipo, porém compartilha muita coisa com o e-Delivery, o caminhão 100% elétrico em produção desde 2021. A arquitetura modular é a mesma, dividida em três módulos, frontal, central e traseiro, o que permite a flexibilidade de comprimento. Muitos componentes do caminhão serão usados no chassi de ônibus.
Os primeiros testes com o e-Volksbus foram iniciados no ano passado. Este primeiro protótipo possui capacidade de 22 toneladas e autonomia de 250 quilômetros, com sistema de carregamento no período noturno para elevar a produtividade. Tem sistema de frenagem regenerativa e proteção contra inundação, característica necessária para a operação brasileira.
A VW Caminhões e Ônibus corre para participar do processo de renovação de frota de prefeituras com objetivo de acelerar a eletrificação, como São Paulo e Curitiba, PR.