São Paulo – As vendas de veículos, na Argentina, somaram 84,3 mil unidades no primeiro trimestre, volume 30,2% menor do que o registrado em igual período do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Acara, entidade que representa os concessionários locais.
Em março foram vendidas 25,3 mil unidades, queda de 36,6% na comparação com março do ano passado e alta de 1% sobre fevereiro. A queda no mercado já refleea nas fábricas, que começam a anunciar PDVs e paralisações.
No mês a participação dos veículos produzidos no Brasil caiu para 28% contra 29% no ano passado, e a participação dos modelos argentinos subiu de 62% para 64%.
De janeiro a março a Toyota liderou com folga, com 15,3 mil veículos emplacados. Em segundo lugar ficou a Volkswagen com 11,8 mil, seguida de perto pela Fiat, com 11,7 mil.
No ranking por modelo a liderança ficou com o Fiat Cronos, que somou 9,6 mil emplacamentos. Em segundo lugar ficou Peugeot 208 com 7,4 mil unidades e a Toyota Hilux ficou na terceira posição com 4,9 mil. Os três modelos são produzidos na Argentina.