Marca esportiva da Fiat amplia rede, prepara lançamentos e exporta a partir de Betim
São Paulo – Desde seu retorno ao Brasil, em 2022, a Abarth, divisão esportiva da Fiat que completa 75 anos, tem colhido bons resultados. Esta terceira empreitada foi iniciada com o Pulse Abarth, seguido pelo Fastback Abarth no ano passado, os dois primeiros SUVs a ostentar a marca do escorpião em sua carroceria.
Em 2023, primeiro ano cheio de vendas, foram 3 mil unidades comercializadas. Este ano, com os dois modelos no portfólio, a expectativa é dobrar o volume e chegar a 6 mil licenciamentos, volume considerado expressivo por Priscilla Buys, diretora de marketing de produto da Fiat e Abarth.
A Abarth estreou no Brasil com o Fiat Stilo, vendido de 2002 a 2008. Retornou anos depois com o 500 Abarth, comercializado de 2014 a 2017. A decisão de retornar mais uma vez ocorreu por dois fatores: primeiramente o mercado, pois a Stellantis notou que existe demanda por veículos com pegada esportiva no País. O segundo é mais emocional: a Abarth tem um bom histórico no mercado brasileiro e muitos clientes que são fãs da marca aguardavam pelo retorno.
Para se aproximar dos apaixonados, além da venda de veículos, também são realizados eventos exclusivos, como o Abarth Racer’s Academy. Nestes eventos são convidados clientes e potenciais clientes para acelerar seus Abarth em pistas, além de outras ações de marketing.
Os dois SUVs Abarth produzidos em Betim, MG, são exportados para Uruguai e Paraguai. Na Argentina o Pulse foi lançado este ano e, em breve, o Fastback começará a chegar ao país.
Para seguir avançando na região a Abarth pretende expandir seu portfólio mas os pormenores ainda são mantidos em segredo pois “temos planos para explorar ainda mais o mercado nacional e ainda não posso revelar o próximo lançamento. O que eu posso confirmar é que as novidades envolvem apenas a marca Fiat porque Abarth é a sua divisão esportiva”.
O plano de vendas também passa pela rede Abarth, que até o fim de maio terá cem concessionárias autorizadas contra noventa atualmente. Estas lojas fazem parte das mais de quinhentas revendas Fiat no País, mas com uma área exclusiva para comercialização dos modelos Abarth, com vendedores especializados, assim como a equipe de pós-vendas.
Os dois SUVs da Abarth são vendidos com motor 1.3 turbo flex de 185 cv de potência e câmbio automático de seis marchas. Além do visual esportivo os veículos passaram por mudanças na suspensão, direção, freios e câmbio para entregar um desempenho mais esportivo aos clientes como forma de diferenciação diante dos outros modelos Fiat.