Nesta edição do IAA o foco está nas viagens em longas distâncias com a apresentação de veículos pesados 100% elétricos
Hannover, Alemanha – O transporte de longas distâncias por caminhões é responsável pois dois terços de todas as emissões da mobilidade no continente europeu. Assim como a frota de automóveis movidos a diesel é urgente descarbonizar a cadeia de transporte. No segmento de curtas distâncias os muitos dos produtos elétricos apresentados no IAA de 2022 já estão cumprindo a missão de eliminar o CO2 dos centros urbanos. Agora chegou a vez dos caminhões pesados.
Na edição 2024 os principais fabricantes demonstraram seus novos produtos e, também, os primeiros resultados dos veículos que começarão a tomar conta da paisagem das estradas. É o caso da Volvo, que iniciou sua apresentação informando que já cumpriram 100 milhões de quilômetros rodados na Europa com seus caminhões elétricos. São 4,2 mil veículos circulando em 48 países, nas cidades e nas estradas, o que corresponde a 51% de participação nos negócios de caminhões elétricos no continente.
Destaque para seu caminhão para longa distâncias FH Eletric, que começará a ser entregue para os clientes no segundo semestre de 2025. Antes disso, porém, ele chama a atenção no estande: a sua autonomia de 600 quilômetros, um alcance impressionante obtido pela utilização de um novo eixo elétrico de transferência mais compacto e eficiente, permitindo a utilização de um pacote maior de baterias, segundo a Volvo.
O FH Eletric também foi eleito o International Truck of the Year 2024, tradicional reconhecimento da imprensa europeia aos lançamentos no ano anterior. Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, destacou a economia de energia por causa do design que acabou levando a 5% de redução do consumo: “Em alguns casos de testes com nossos clientes observamos a economia de 7% a 8% por causa do desenho do FH Eletric”.
O estande vizinho da Volvo é o da DAF, que também mostrou seu caminhão pesado elétrico XF. Este caminhão para longas distâncias tem 500 quilômetros de autonomia utilizando baterias de lítio ferro-fosfato de alta intensidade, segundo o fabricante, e compartilha esta configuração com outros dois modelos, os XB e XD, destinados a aplicações urbanas e regionais.
A Iveco também mostrou o seu S-eWay para longas distâncias com autonomia de 400 quilômetros. Ele é equipado com um eixo elétrico da FPT e tem capacidade de carga de 490 kWh. Porém o destaque da fabricante italiana no IAA é a cabine-chassi eMoovy. Com capacidade de carga de 2,5 toneladas a 3,5 toneladas tem autonomia de 320 quilômetros com possibilidade de adicionar outros 100 quilômetros em apenas 10 minutos de carga em sua bateria de 76kWh. A eMoovy é produzida pela Hyundai e distribuída na Europa pela Iveco.
O processo modular da Scania permite que seja oferecido em suas múltiplas configurações de cabine diversos tipos de motorizações. E isto se aplica às versões 100% elétricas apresentadas no IAA. São três opções de propulsão elétrica, mas apenas o conjunto EM C3-6, com transmissão de seis velocidades, pode ser configurado para as cabines destinadas ao transporte de longas distâncias. São duas opções de potência do motor elétrico: 400 e 450 kW, respectivamente, 540 e 610 cv.
A Mercedes-Benz tem no seu eActros 600 o maior destaque no estande. Começa a ser produzido em novembro e deve ganhar as estradas a partir do início de 2025, quando já terá sido entregue aos primeiros clientes.
Todas as fabricantes também têm em exposição no evento versões de seus caminhões pesados com motorização capaz de utilizar o HVO, ou diesel verde, produzido a partir de um processo de hidrotratamento para melhorar sua estabilidade de oxidação. Mas, assim como falta infraestrutura de carregamento para os caminhões pesados utilizados no transporte de longas distâncias, o HVO ainda é uma opção pouco utilizada porque sua produção ainda é cara e em baixos volumes na Europa.