São Paulo – As associadas da Abeifa comercializaram 70,9 mil veículos importados de janeiro a setembro, alta de 204% sobre iguais meses de 2023, de acordo com dados divulgados durante entrevista coletiva à imprensa realizada na terça-feira, 15. No mês passado foram vendidas 8,1 mil unidades, volume 111,1% maior do que o de igual mês do ano passado, mas 11,1% menor do que o comercializado em agosto.
Marcelo Godoy, presidente da Abeifa, ressaltou o bom desempenho das importadoras associadas: “Das doze associadas, seis apresentaram crescimento até setembro. É necessário lembrar que esta alta ocorreu mesmo com a volta do Imposto de Importação, que no ano passado estava zerado e agora está em 20% para híbridos plug-in e 18% para elétricos”.
As marcas que cresceram de janeiro a setembro são BYD 742%, Volvo 11,6%, Kia 18,1%, Porsche 22,5%, JAC 104% e Suzuki 6,3%. Diante do bom resultado apresentado em nove meses a projeção da Abeifa para o fechamento do ano é de 94 mil a 95 mil unidades.
Além das vendas de modelos importados a Abeifa está atenta aos movimentos em Brasília, DF, e segue lutando contra o retorno imediato do imposto de importação para 35%, conforme demandou a Anfavea: “Qualquer movimento diferente será resultado de rearranjo interno, mas não é o que estamos esperando”.
Aumentar o quadro de associadas é outro foco de trabalho do presidente, que afirmou ter conversado com seis empresas nos últimos meses e acredita que conseguirá levar três ou quatro para a Abeifa: “Com algumas empresas já estamos conversando sobre formas de pagamento da taxa para se associar. Há, inclusive, marca espanhola que quer voltar ao País”.
Importados no Salão do Automóvel 2025
Nos próximos dias a Abeifa terá reunião com a Anfavea quando será convidada oficialmente para participar do Salão do Automóvel 2025, confirmado nas últimas semanas. Essa é a expectativa de Godoy, que depois se reunirá com suas associadas e ouvirá de cada uma a intenção de participar ou não.
O executivo é a favor da volta do evento e da participação de suas associadas, uma vez que o Salão deverá ajudar a movimentar o mercado e tem um peso relevante para todas as marcas que atuam no Brasil.