São Paulo — Em paralelo ao plano de construção de sua primeira unidade produtiva a XBRI resolveu dar os primeiros passos para a fabricação local de bandas. Negociou parceria com a Moreflex, empresa de produtos de recapagem com três décadas de história, e desde novembro faz a recapagem de itens aro 22,5 usados nos transportes de carga e de passageiros da XBRI na fábrica da Moreflex em Portão, RS.
A ideia, conforme Samer Nasser, diretor de relações institucionais da XBRI Pneus, é dar sobrevida ao pneu com a premissa de que tenha uma carcaça resistente que aguente segunda ou terceira vidas, dependendo da forma e utilização do produto, com uma banda da própria marca e fabricada no Brasil.
“Diante do avanço na qualidade das nossas carcaças vimos como necessidade ter banda própria de recapagem e não utilizar banda de recapagem de terceiros em nosso produto. Assim garantimos um ciclo completo de vida do nosso pneu, tanto na primeira quanto na segunda vida.”
Nasser acredita que, além de o custo do produto recapeado ser reduzido a 40% do preço de um pneu novo, sua vida útil é ampliada em 20%. Sua expectativa é que sejam comercializadas, a partir do ano que vem, 20 mil bandas por mês.