ZF nacionaliza a produção de câmaras frontais inteligentes em Limeira

Limeira, SP – Com investimento de R$ 35 milhões a ZF nacionalizou a produção de câmaras frontais inteligentes para veículos leves em sua fábrica de Limeira, SP, conforme o presidente da empresa na América do Sul, Carlos Delich, antecipou a Agência AutoData. No fim do ano passado o executivo revelara ciclo de investimento de R$ 1 bilhão, de 2025 a 2030, para ampliar a localização no Brasil.

“A ideia de trazer veículos importados ou em CKD não beneficia o País. Por isto, de 2021 para cá, intensificamos a presença regional com novas tecnologias. E, apesar da atual situação global complexa, não podemos parar de investir para não ficar atrás do restante do mundo.”

De acordo com o executivo a ZF é a primeira companhia a nacionalizar este componente na América do Sul. “Não se trata apenas de uma câmara. É uma câmara de 150 gramas com 450 componentes que vê, pensa e manda sinais. Fornecemos atualmente em torno de 100 mil unidades anuais por aqui, mas resolvemos apostar mais forte e instalar capacidade produtiva de 900 mil unidades por ano.”

Como parte do processo a ZF trouxe ao Brasil uma das cinco linhas em operação nos Estados Unidos para realizar a transferência de tecnologia de duas gerações de câmaras. Este mês começou a ser produzida a 3.5, com 1.3 megapixel, detecção de veículos a até 150 metros de distância e de pedestres a 70 metros, e ângulo de visão de 52 graus. 

Gradativamente o volume mensal de 1 mil unidades passará a 2 mil e, no início do ano que vem, estará em 15 mil, de acordo com o chefe da divisão de eletrônicos da ZF na América do Sul, Plínio Casante. As importações do modelo já foram suspensas em agosto e, a partir de novembro, serão integralmente fornecidas desde Limeira.

“Itens que vêm do Exterior requerem estoque de segurança de pelo menos noventa dias por causa do tempo no trânsito. Mas será eliminado, gerando melhora da gestão e do fluxo de caixa. Além disto, a partir do último trimestre, o imposto de importação passará de 2% para 20%. Ou seja: para a montadora será mais vantajoso.”

Os executivos assinalaram que a empresa já tem recebido cotação para carros de entrada, mas que a maior parte ainda é embarcada em veículos de médio e alto valor. E que o avanço acelerado das tecnologias de segurança aponta para que 78% dos carros até 2030 tenham câmaras frontais inteligentes.

“No Brasil mais de 80% dos acidentes poderiam ser evitados com o uso de ADAS”, disse Delich. “Com este sistema, e ferramentas como a frenagem autônoma de emergência e o alerta de mudança de faixa, a redução chega a 50% das colisões frontais e a queda de 19,1% nos acidentes relacionados a saída de faixa.” 

A partir de julho de 2026 será introduzido em linha outro modelo, a geração 4.8, com 1.7 megapixel, detecção de veículos a até 170 metros e ângulo de visão de 100 graus. 

Linha deverá produzir 500 mil câmaras por ano em 2027

Na linha de produção dedicada à produção de itens para segurança veicular, em Limeira, trabalham apenas 38 profissionais, sendo a metade mulheres, em dois turnos de produção. Nesta fábrica flexível dois terços da estrutura são comuns a qualquer produto eletrônico. Não foi necessário, portanto, ampliar o contingente de mão de obra.

Claro, limpo, seguro e silencioso, o espaço mais se assemelha a um ambiente hospitalar. Existe, de quinze a 25 trocas por hora e uma porta só abre quando a outra estiver fechada.

Houve apenas a contratação de alguns engenheiros que foram aos Estados Unidos ser treinados para localizar a operação. A expectativa é que em 2027 já sejam produzidas cerca de 500 mil câmaras por ano, quando a jornada será ampliada para três turnos. 

De acordo com o presidente da ZF na América do Sul a perspectiva é que, também neste prazo, a produção das carcaças, hoje ainda importadas, sejam fabricadas em Limeira, o que será viabilizado assim que a procura subir: “A única coisa que ainda não vislumbramos ter localmente são os microchips, que têm seu forte na Ásia”.

O foco será atender ao mercado doméstico e exportar parcela em torno de 10% para países da América do Sul como Argentina e Colômbia, tanto em CKD como em exportações diretas.

“Esta é a fábrica mais automatizada da ZF no País. Em um ano e dois meses fizemos os testes, as validações e trouxemos o maquinário”, ressaltou Casante. “E, quando a demanda crescer, temos espaço para dobrar a capacidade de produção.”

Parte do investimento de R$ 1 bilhão, outros R$ 25 milhões, foram investidos no IEBS, sistema de freio eletrônico inteligente para aplicações em reboques, em produção desde o início do ano em Sumaré, SP. 

Os próximos passos, assegurou Delich, serão manter aportes constantes na renovação de maquinário, estudar a nacionalização de nova geração de câmaras e do sistema de direção para caminhões e, quem sabe, freio por cabo elétrico e câmara para veículos pesados, hoje existente somente na Europa: “Tudo dependerá da demanda. Tendo mercado traremos para cá”.

Volkswagen passa a trazer o Taos do México

São Paulo – Antes importado da Argentina, onde era produzido na fábrica de General Pacheco, o Volkswagen Taos chegará em breve às concessionárias na linha 2026 importado do México.

O SUV parou de ser produzido na Argentina para abrir espaço para a nova Amarok, segundo relatou o presidente da VW do Brasil, Ciro Possobom.

Uma das grandes novidades do Taos 2026 é o logo da VW iluminado na parte traseira. É o primeiro modelo vendido no Brasil a oferecer a inovação, que acompanha uma faixa luminosa em vermelho que conecta as duas lanternas. Na dianteira os faróis seguem com a tecnologia IQ.Light, que na versão Highline também tem uma faixa luminosa.

O Taos é equipado com o motor 250 TSI de 150 cv aliado a novo câmbio automático de oito velocidades. Seu preço será divulgado em breve.

Abraciclo revisa para cima a projeção para o setor de motocicletas

São Paulo – O bom desempenho das fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus, AM, fez com que a Abraciclo revisasse a projeção de produção de motocicletas para 2025: a expectativa de 1 milhão 880 mil subiu para 1 milhão 950 mil unidades, o que representa avanço de 11,5% sobre o volume do ano passado.

Também foi revisada a estimativa para o mercado doméstico: o recorde previsto, de 2 milhões 20 mil unidades, agora passou a ser de 2,1 milhões de unidades, crescimento de 11,9% sobre o ano passado.

“Estamos vivenciando um ciclo de crescimento consistente e sustentável”, afirmou o presidente Marcos Bento. “A motocicleta se firmou como uma alternativa cada vez mais eficiente, acessível e alinhada às novas necessidades de mobilidade da população brasileira.” 

Nas exportações a expectativa foi mantida em 35 mil unidades, alta de 13% na comparação com 2024.

Recordes e bons resultados

A produção de motocicletas somou 1,5 milhão de unidades nos primeiros nove meses do ano, o melhor resultado em catorze anos, de acordo com a Abraciclo. É o terceiro maior da história, superado apenas por 2008 e 2011.

O resultado superou em 13,1% o volume de janeiro a setembro do ano passado.

Setembro foi o melhor desde 2011: 169,2 mil motocicletas produzidas. Alta de 17,4% sobre o mesmo mês de 2024 e 9% abaixo de agosto.

O varejo tem o melhor acumulado da história: 1 milhão 614 mil motocicletas, alta de 14,4% sobre janeiro a setembro de 2024. Em setembro foram 205,9 mil motocicletas vendidas, avanço de 31,5% sobre o mesmo mês do ano passado e de 11% sobre agosto.

As vendas externas somaram 29,5 mil unidades nos nove primeiros meses do ano, crescimento de 23,6% sobre o mesmo período de 2024. Foram 5,2 mil unidades exportadas em setembro, 208,7% acima de setembro de 2024 e 78,7% a mais do que em agosto.

Renault abre pré-venda do Boreal a partir de R$ 180 mil

São Paulo – Quando o Salão do Automóvel de São Paulo abrir as portas ao público no Distrito Anhembi, na Capital paulista, em 21 de novembro, os primeiros compradores do Renault Boreal, principal lançamento da marca em 2025, estarão recebendo o seu veículo. A pré-venda do SUV do segmento C, produzido em São José dos Pinhais, PR, foi aberta na terça-feira, 14, mais de um mês antes da chegada do modelo às concessionárias.

Quem escolher por uma das três versões do Boreal estará comprando o que a Renault chamou de R-Pass: por R$ 1 mil, que será convertido em desconto depois, o consumidor adquire o direito de comprar o SUV mais adiante. Ganhará condições exclusivas, como bônus na valorização do usado ou taxa zero, além de um kit personalizado.

A versão de entrada, Evolution, parte de R$ 179 mil 990. Oferece faróis e assinatura luminosa em LED, roda de liga leve de 18 polegadas, grade dianteira na cor da carroceria, cluster digital de 7 polegadas, sistema de infoentretenimento de 10 polegadas, ar-condicionado digital e dual zone, carregador por indução, freio de estacionamento eletrônico, seis airbags, bancos em couro, console central elevado, sensores de chuva e crepuscular e treze sistemas ADAS, dentre outros.

A Techno, intermediária, agrega barras de teto longitudinais, cluster de 10 polegadas, luz ambiente com 48 opções de cores, freio de estacionamento com função auto-hold, retrovisor interno eletrocrômico, conectividade com o app My Renault, bancos com ajuste elétrico, dezenove sistemas ADAS e o Google Built-it, sistema inédito para carros fabricados no Brasil. Por R$ 199 mil 990.

Por fim a Iconic tem rodas de liga leve de 19 polegadas diamantadas, teto bitom preto, interior com acabamento premium, porta-malas com abertura elétrica, teto solar panorâmico elétrico, massagem no banco do motorista e 24 sistemas de assistência ADAS. Por R$ 214 mil 990.

O diretor de marketing Aldo Costa disse que espera vendas equilibradas nas três versões e deixou a expectativa de vendas em segredo: “Temos condições de atender à demanda dos consumidores”.

A pré-venda segue até esgotar o lote reservado, cujo volume também não foi revelado. São seis opções de cores: branco, preto, cinza, prata, vermelho e o azul de lançamento.

O Boreal

Todas as versões trazem o motor TCe 1.3 flex turbo, agora montado pela Horse no Paraná, com injeção direta acoplado a câmbio automático EDC de dupla embreagem úmida, o mesmo aplicado no Kardian. Ele alcança 163 cv quando abastecido com etanol e 156 cv com gasolina, com 270 Nm de torque. Mais adiante uma opção híbrida deverá fazer parte do portfólio.

Montado sobre a RGMP, Renault Global Modular Platform, a antiga CMP, o Boreal tem 4 m 56 de comprimento e 2 m 70 de entreeixos, com 1 m 84 de largura. As arquiteturas e elétricas são de última geração e compatíveis com regulamentações futuras.

O SUV estreia também, por aqui, o sistema Google integrado ao multimídia do carro da Renault. Com isto o Google Maps, que é nativo, pode ser replicado na tela que fica de frente ao motorista. O Google Assistente permite, por voz, controlar o sistema de navegação, música, chamadas e até mesmo a temperatura do ar-condicionado. São mais de cem aplicativos disponíveis – incluindo o Waze tão popular com os brasileiros.

Fiat Strada tem recorde de produção em Betim

São Paulo – O veículo líder em vendas no mercado brasileiro bateu um novo recorde de produção mensal: saíram das linhas da Stellantis em Betim, MG, 18,3 mil Fiat Strada em setembro. A picape liderou o mercado no mês, com 13,9 mil licenciamentos, e é o veículo leve mais vendido do País, somando 101,3 mil emplacamentos de janeiro a setembro.

Além do Brasil o modelo é vendido no Paraguai, Argentina e Uruguai – neste, é líder em vendas desde 2023.

Hyundai busca novos fornecedores na Região Sul

São Paulo – A Hyundai busca ampliar sua base de fornecedores instalados no Brasil. A companhia expõe e participa pela primeira vez da Mercopar, feira dedicada ao setor industrial que ocorre em Caxias do Sul, RS, de 14 a 17 de outubro, para apresentar seus planos de compras, requisitos e exigências para empresas interessadas em parcerias comerciais.

“Queremos mostrar, de forma clara e acessível, como funciona o processo de integração à nossa cadeia de suprimentos”, afirmou o diretor de compras, Ivan Carvalho. “Esta aproximação é fundamental para avançarmos na nacionalização de peças e componentes dos veículos produzidos em nossa fábrica em Piracicaba [SP], além de contribuir para o desenvolvimento econômico local.”

Segundo Carvalho a montadora busca parceiros nas áreas de peças e componentes automotivos, matérias-primas e serviços especializados. Na Mercopar a intenção é conectar com potenciais parceiros na Região Sul e gerar oportunidades de desenvolvimento com eles.

A Hyundai participará de um painel na feira, Oportunidades na Cadeia Automotiva, será a empresa âncora na rodada reversa de negócios e terá exposto um exemplar do SUV Creta no Centro de Eventos e Feiras Festa da Uva, sede da Mercopar 2025.

Prêmio AutoData 2025 será transmitido pelo Youtube

São Paulo – A vigésima-sexta edição consecutiva do Prêmio AutoData terá, neste ano, transmissão ao vivo pelo canal de AutoData no Youtube [https://www.youtube.com/user/AutoDataEditora].

A cerimônia, que revelará os vencedores em onze categorias, terá início às 17h30 da quarta-feira, 15. O evento presencial será no anfiteatro do Centro Brasileiro Britânico, a Cultura Inglesa. Os convidados serão recebidos com um coquetel a partir das 16h30.

Após a entrega de troféus para as categorias empresariais e de produto, além da apresentação do executivo Personalidade do Ano, haverá a divulgação da Empresa do Ano, categoria que será escolhida por comitê especial de jornalistas formado por alguns dos mais experientes profissionais do setor automotivo nacional.

Artecola Brasil anuncia Sergio Luis Patzlaff como seu novo gerente geral

São Paulo – A Artecola Brasil, empresa de soluções adesivas e chapas termomoldáveis sustentáveis para uso industrial, anunciou Sergio Luis Patzlaff como seu novo gerente geral. O executivo ficará baseado em Campo Bom, RS, reportando-se diretamente à presidência da companhia. 

O executivo tem trajetória calcada nas áreas comercial e de operações, além de experiência em vendas B2B para a indústria e mercado de reposição de autopeças. Acumula passagens pela Tintas Renner, Copesul/Braskem, Interquímica e Datwyler Brasil/Bins Artefatos de Borrachas.

Técnico em química pela Fundação Liberato e engenheiro de produção mecânica pela Unisinos ele também cursou MBAs em gestão comercial e gestão financeira, auditoria e controladoria pela FGV, e tem formação como conselheiro de administração pelo IBGC. 

Vendas da Tesla Cybertruck despencam 38%

São Paulo – As vendas do modelo menos convencional da Tesla, a picape Cybertruck, somaram 16 mil unidades de janeiro a setembro, o que dá média de 59 veículos por dia. Assim as vendas despencaram 38% com relação ao mesmo período de 2024, quando foram comercializadas 26 mil unidades, de acordo com relatório da Finbold Research.

No primeiro trimestre foram vendidas 6,4 mil unidades e, no segundo, 4,3 mil, redução de 50% com relação ao período de abril a junho do ano passado. Embora no terceiro trimestre as vendas tenham alcançado 5,3 mil, na comparação anual houve retração de 62,6% frente às 14,4 mil unidades de julho a setembro de 2024.

Segundo o relatório da Finbold Research, baseado nos dados da Cox Automotive, os números recentes demonstram acentuado declínio do ritmo de vendas, a despeito do forte interesse do consumidor após o lançamento do modelo, no fim de 2023.

Apesar do cenário marcado pelos altos custos de financiamento e a menor confiança do consumidor, a queda nas vendas da Cybertruck destaca série de desafios tanto para a Tesla como para o mercado de picapes elétricas em geral, ao mesmo tempo em que a crescente concorrência de Rivian, Ford e outros fabricantes de veículos a bateria intensificou a disputa por participação de mercado neste segmento.

Quanto aos outros veículos da marca o Modelo Y segue como o carro-chefe, com 265 mil vendas no acumulado do ano, o correspondente a mais de um quarto do total de emplacamentos de unidades a bateria. Na sequência vem o Model 3, com 155,1 mil unidades e, com números mais modestos, o Modelo X, com 10,3 mil, e o Modelo S, com 4,5 mil.

Leonardo Tosello é o novo diretor de vendas da Volkswagen 

São Paulo – A Volkswagen anunciou Leonardo Tosello como seu novo diretor de vendas. O executivo sucede a Fernando Silva, que ocupa o posto de vice-presidente de vendas e marketing, e passa a se reportar a ele.

Graduado em administração e com especializações em negócios e gestão pela FGV SP, pela FDC BH e pela University of Chicago Booth School of Business, Tosello acumula trajetória de 25 anos no setor automotivo. 

Ingressou na Volkswagen em 2004 e, nos últimos doze anos, seu trabalho foi dedicado à área comercial. Esteve nas funções de gerente regional para as regiões Centro-Oeste e Norte, gerente nacional de vendas varejo e, mais recentemente, gerente executivo de vendas corporativas.