Caixa de direção do Renault Boreal pertence à JTEKT

A JTEKT Brasil, sediada em São José dos Pinhais (PR), iniciou suas operações no país em 1998, a partir da instalação da Koyo. A empresa atua na fabricação de sistemas de direção e na distribuição de rolamentos, atendendo às principais montadoras e indústrias brasileiras. Complementarmente, oferece soluções em automação industrial e centros de usinagem, com foco permanente em inovação, excelência operacional e qualidade, alinhada às demandas do mercado local.

Com capacidade para fornecer uma ampla gama de produtos tecnológicos de alta performance, a companhia atende grandes montadoras globais. Além da produção de centros de usinagem, destaca-se por sua sólida expertise em automação industrial.

No âmbito de novos projetos, a JTEKT Brasil desenvolveu uma caixa de direção manual com mecanismo pinhão–cremalheira para o Boreal, da Renault, atendendo rigorosamente aos requisitos de desempenho, conforto e segurança estabelecidos pelo cliente. O sistema foi projetado para assegurar plena conformidade com os critérios de dirigibilidade e dinâmica veicular do modelo.

Durante o processo de desenvolvimento, a equipe de engenharia empregou ferramentas avançadas de simulação e modelagem computacional, otimizando o design e o desempenho do conjunto. A solução foi concebida para suportar esforços de impacto e cargas cinemáticas da suspensão, preservando altos níveis de precisão, conforto e durabilidade. Também foram considerados requisitos relacionados a ruído, suavidade de operação e confiabilidade, essenciais para a qualidade da experiência ao volante.

Após a fase de concepção, todos os componentes passaram por testes rigorosos de validação, garantindo o atendimento aos padrões de qualidade e desempenho da JTEKT e do cliente. A atualização incluiu análises aprofundadas de tolerâncias de fabricação, comportamento dinâmico e atrito operacional, assegurando o equilíbrio ideal entre durabilidade, conforto e desempenho acústico.

Com este desenvolvimento, a JTEKT Brasil reforça sua posição como referência em sistemas de direção automotiva, unindo inovação, qualidade e confiabilidade em soluções concebidas e produzidas no país.

Toyota contribui com o debate sobre descarbonização durante a COP30

Na COP30, em Belém (PA), que aconteceu entre 10 e 21 de novembro, a Toyota do Brasil apresentou ao mundo soluções práticas de como eletrificação e biocombustíveis podem caminhar juntos na transição para uma mobilidade de baixo carbono. A marca levou dois protótipos desenvolvidos no país — uma picape híbrida flex e um modelo movido a biometano — que demonstram o potencial do Brasil em unir tecnologia, sustentabilidade e acessibilidade. Além disso, uma frota de 70 veículos híbridos flex, produzidos localmente e abastecidos exclusivamente com etanol, foram utilizados no transporte das delegações internacionais.

Durante o evento, a Toyota também participou de painéis e debates que destacaram o papel dos biocombustíveis como solução imediata para a descarbonização da mobilidade global.

O papel dos biocombustíveis

A Toyota adota uma estratégia de múltiplas rotas rumo à neutralidade de carbono, adaptando suas soluções às realidades locais. No Brasil, o etanol é um dos pilares dessa jornada – uma tecnologia madura, segura e amplamente disponível. O uso de veículos flex e híbridos flex já evitou a emissão de mais de 600 milhões de toneladas de CO₂ equivalente no país. A produção utiliza apenas 1% das terras destinadas à agricultura, e 98% da expansão dos canaviais ocorreu sobre pastagens degradadas, recuperando solos e otimizando o uso da terra.

Além do impacto ambiental positivo, o setor de biocombustíveis gera 3 milhões de empregos diretos e indiretos, com salários 46% acima da média agrícola, e contribui com US$ 1.000 anuais ao PIB per capita dos municípios produtores. A bioeletricidade da cana também leva energia a comunidades rurais, fortalecendo a infraestrutura local.

Pesquisas mostram que o cultivo de cana e a produção de etanol não competem com a produção de alimentos, podendo coexistir de forma sustentável.

Fundação Toyota do Brasil: impacto social e conservação ambiental

A Fundação Toyota do Brasil participou da COP30 promovendo painéis e encontros em seu estande no Pavilhão Brasileiro, na Green Zone , que reforçaram a importância da colaboração entre empresas, agentes do terceiro setor e instituições de pesquisa.

O destaque da programação foi o lançamento de um estudo técnico – Factsheet, desenvolvido pela Professora Glaucia Mendes Souza (Universidade de São Paulo), Professor Luiz Augusto Horta Nogueira (Universidade Federal de Itajubá) e Raffaella Rossetto (Instituto Agronômico de Campinas), que reforça a importância dos biocombustíveis e o uso eficiente da terra – como a produção de etanol – para que a mobilidade sustentável possa coexistir com a proteção dos biomas, reforçando o protagonismo brasileiro na construção de soluções concretas rumo à neutralidade de carbono.

“Acreditamos que a transição para uma economia de baixo carbono depende de soluções que unam ciência, tecnologia e inclusão social. Ao apoiar estudos como este, a Fundação Toyota do Brasil reforça seu compromisso em impulsionar caminhos viáveis para uma mobilidade mais sustentável, que respeite os biomas e valorize o protagonismo brasileiro na construção de um futuro ambientalmente responsável”, afirma Roberto Braun, presidente da Fundação Toyota do Brasil.

Fotos: Toyota

3M assume a liderança

A eletrificação no Brasil é um jogo complexo que vai muito além de substituir um motor a combustão por um elétrico. Trata-se de uma reengenharia completa, que envolve desde o chão de fábrica até as rotas logísticas, passando pelo gerenciamento térmico e pela reciclabilidade dos materiais. Nesse cenário desafiador, cada grama de CO₂ evitado faz diferença.

Como parceira estratégica das montadoras, a 3M se posiciona como o elo essencial que conecta ciência dos materiais, manufatura inteligente e metas de ESG. Suas soluções para a eletrificação da mobilidade cobrem toda a jornada de desenvolvimento: baterias, isolamento elétrico, redução de peso, barreiras térmicas, adesivos estruturais e automação. Tudo é projetado para agregar eficiência e desempenho à nova era da mobilidade.

A 3M enxerga o futuro da eletrificação no Brasil guiado pela eficiência e pelo design responsável. Desde a redução de peso até o gerenciamento térmico e o ciclo de vida das baterias, a empresa se coloca como um elo estratégico na logística da sustentabilidade automotiva.

Eficiência com propósito

Entre os produtos destacados pela empresa, as 3M™ Glass Bubbles se sobressaem. Elas ajudam a reduzir o peso de componentes plásticos e compósitos. A leveza de peças veiculares pode resultar em maior autonomia para veículos elétricos e economia de combustível nos modelos a combustão. Menor massa significa mais eficiência, uma lógica que impacta diretamente a matriz energética do Brasil.

As barreiras contra thermal runaway, como as séries 3M™ Thermal Barrier 600/700, ajudam a lidar com a propagação térmica e podem retardar a transferência de calor de uma célula para outra. Além disso, materiais como o 3M™ Battery Enhancement 1807S ajudam a manter a temperatura ideal de operação da bateria, contribuindo para sua eficiência. O resultado é a possibilidade de projetar baterias com maior autonomia. Já a série 3M™ Cell Expansion Foam SJCEF oferece amortecimento nos módulos de bateria.

E quando o assunto é circularidade, a 3M conta com adesivos e soluções de debonding que permitem montagem e desmontagem inteligentes dos módulos. A reutilização futura desses materiais, viabilizada pelos produtos da 3M, favorece a reciclabilidade, alinhada diretamente às metas de ESG.

Há mais: tecnologias como o sistema 3M™ Finesse-it™ Robotic Paint Repair, por exemplo, aumentam a padronização e reduzem operações altamente manuais nas linhas de montagem. Isso representa um salto em produtividade.

Fotos: 3M

Liderança com propósito

Atualmente, o BMB passa por uma nova fase em sua gestão, sob o comando de um executivo brasileiro. Primeiro líder nascido por aqui a assumir a direção do Banco Mercedes-Benz, Leonardo Piccinini é hoje também o atual responsável pela operação da instituição na América Latina, envolvendo Brasil e Argentina, e membro do Comitê Executivo global da Daimler Truck Financial Services, braço financeiro da Daimler Truck, com sede na Alemanha. O executivo preside, ainda, a Mercedes-Benz Corretora de Seguros e a Mercedes-Benz Locações Caminhões e Ônibus.

Sua trajetória profissional e experiência internacional em mercados como Estados Unidos, Alemanha, Índia e Argentina o consolidaram como um líder capaz de navegar em cenários complexos e multiculturais, conduzindo equipes com clareza, propósito e resultados sustentáveis. Mais do que gerir processos, Piccinini se destaca por cultivar equipes engajadas, transformar culturas organizacionais e impulsionar negócios em diferentes contextos econômicos.

Leo, como prefere ser chamado, desenvolveu um estilo de gestão baseado no diálogo, na escuta ativa e na boa comunicação. A vivência internacional lhe conferiu resiliência e adaptabilidade, atributos indispensáveis em tempos de VUCA, sigla em inglês para Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade). O conceito traduz os desafios de um cenário global em que mudanças são rápidas, imprevisíveis e exigem líderes preparados para decidir sob pressão e transformar incertezas em oportunidades.

Um líder que escuta antes de agir

Desde que assumiu o comando no Brasil, Leo tem se destacado pela capacidade de compreender profundamente as necessidades de clientes, parceiros e colaboradores, traduzindo as demandas em soluções práticas e relevantes. O primeiro passo do executivo ao assumir a liderança das empresas foi percorrer o país para conversar com concessionários e clientes. Assim, implementou mudanças estruturais no relacionamento com a rede e adotou uma gestão baseada em escuta ativa, proximidade e aprendizado contínuo.

“Oferecemos soluções financeiras, de seguros e de locação. Para fazer a diferença, acredito que é essencial conhecer profundamente as realidades e expectativas. Realizei visitas a diversos clientes estratégicos, com o objetivo de escutá-los e identificar oportunidades de agregar valor por meio de nossos produtos e serviços. Paralelamente, intensifiquei o relacionamento com a rede de concessionários e com a fábrica, adotando uma abordagem baseada no diálogo aberto e na escuta ativa”, diz.

Internamente, destacam-se avanços importantes em agilidade e eficiência. A estrutura funcional do BMB, aliada a uma cultura organizacional baseada no diálogo aberto e na transparência, tem permitido respostas rápidas e assertivas às demandas emergenciais.

No aspecto cultural, o CEO promove dentro da instituição uma gestão pautada na comunicação como ferramenta estratégica. “Um fluxo de informações aberto e eficiente fortalece a confiança entre as equipes, estimula a inovação e acelera a tomada de decisões. Assim, procuro criar um ambiente, onde as pessoas tenham orgulho de trabalhar e façam suas atividades com bom-humor e otimismo”, diz.

Leo acredita também que a melhor agenda de liberdade é o desempenho. “Resultados consistentes geram autonomia, credibilidade e poder de escolha”, afirma.

É nesse ambiente de postura colaborativa que tem se construído soluções mais alinhadas às demandas do mercado, sempre com o cliente no centro das decisões.

“Liderar com empatia e estar preparado para desafios e transformações não é um discurso, é um exercício diário. É entender o que de fato importa para quem está na ponta, seja cliente, colaborador ou parceiro comercial. É assim que tomamos decisões mais coerentes, com mais impacto e mais propósito”, resume.

Essa visão também se reflete em sua forma de viver. Simultaneamente ao profissional que transita entre fusos e estratégias, está alguém que busca equilíbrio, propósito e presença. Casado e pai de dois filhos, na sua jornada, Leo faz questão de envolver a família. “O legado que quero deixar para meus filhos, pelo meu exemplo, é o da importância do aprendizado contínuo, do respeito às diferenças e da resiliência diante dos desafios”.
A ascensão do executivo mostra como experiências de vida, somadas a talentos pessoais bem desenvolvidos, constroem lideranças preparadas para ocupar posições estratégicas cada vez mais relevantes. Em um mundo marcado pela volatilidade e pela complexidade, líderes que aliam visão estratégica, capacidade de conexão e otimismo genuíno são aqueles que conseguem não apenas reagir às mudanças, mas moldar o futuro.

Leo acredita profundamente na importância de criar um ambiente leve, onde as pessoas tenham orgulho de trabalhar. Ao longo de sua trajetória, sempre foi um verdadeiro embaixador de uma cultura baseada na leveza e no otimismo, mostrando que resultados consistentes podem – e devem – caminhar lado a lado com alegria, colaboração e propósito.

O Banco Mercedes-Benz está presente no Brasil desde 1996, atuando nos segmentos de veículos comerciais, caminhões, ônibus e linha Sprinter, e de automóveis de passeio. Com representação em uma rede de mais de 200 concessionários em todo o país, a instituição vai muito além de apoiar o varejo da marca, é líder em financiamentos em todos os segmentos em que opera e tem apresentado resultados consistentes, impulsionados pela integração regional e pelo fortalecimento de sua participação de mercado, especialmente ao apoiar as vendas de caminhões e ônibus da Daimler Truck. Dessa forma, vem ao longo do tempo contribuindo para a rentabilidade da operação e assegurando o alinhamento das estratégias locais aos objetivos globais do grupo.

Foto: Banco Mercedes-Benz

Abrindo caminhos

Com quase 75 anos de presença no Brasil, a Marelli Ride Dynamics é referência em tecnologia, qualidade e inovação no desenvolvimento de sistemas de suspensão e amortecedores. Pioneira no país, a unidade evoluiu continuamente para atender aos mais altos requisitos da indústria automotiva global, reafirmando o compromisso da Marelli com a mobilidade sustentável e o futuro da engenharia veicular.

A unidade de Ride Dynamics é especializada no design e na produção de sistemas de suspensão avançados, fornecendo soluções para os principais fabricantes automotivos do mundo. A empresa está presente no Brasil com duas operações estratégicas. Em Lavras (MG), a fábrica de amortecedores combina processos produtivos de alta precisão com padrões internacionais de qualidade. Já em Mauá (SP), o centro de Pesquisa e Desenvolvimento reúne especialistas em engenharia e bancos de testes dedicados ao desenvolvimento e validação de novas tecnologias de amortecimento.

O portfólio da companhia, que é uma gigante global dentre os sistemistas, abrange desde amortecedores passivos tradicionais até sistemas eletrônicos avançados, sempre com foco em atender às diferentes demandas do mercado e às condições únicas das estradas brasileiras.
No início de 2026, a Marelli apresentará oficialmente a solução semiativa no Brasil. Em um país definido por longas distâncias e estradas diversas, a Marelli reafirma seu compromisso com o progresso da mobilidade. Da engenharia de precisão à experiência ao volante, cada avanço reflete o propósito que move a companhia: desenvolver tecnologias que tornam o transporte mais inteligente, seguro e sustentável.

Smart Single Valve e-Shocks: inovação em cada detalhe

Desenvolvidos dentro da plataforma LeanRide, os Smart Single Valve e-Shocks representam o ápice da integração entre hardware e software de chassis da Marelli. Com arquitetura desenvolvida com três tubos e pistão de tração de precisão, esses amortecedores oferecem até 200% de melhoria no desempenho de compressão em comparação aos sistemas tradicionais.

Além do desempenho, entregam conforto e segurança superiores, adaptando-se instantaneamente a qualquer tipo de terreno e reduzindo impactos e vibrações. O design flexível permite a instalação otimizada em diferentes plataformas veiculares, garantindo eficiência e versatilidade.

Smart Single Valve e-Shocks

Tecnologia Semiativa

A introdução da tecnologia de amortecedores semiativos marca um novo capítulo na trajetória da Marelli Ride Dynamics. O sistema utiliza válvulas eletrônicas e integração com uma Unidade de Controle Eletrônico (ECU) para ajustar o amortecimento em tempo real. Essa capacidade de adaptação garante conforto, estabilidade e controle ideais, independentemente do terreno ou das condições de condução.

Ao reagir instantaneamente às variações da superfície, os amortecedores semiativos redefinem o equilíbrio entre segurança e conforto, elevando a experiência de condução e a percepção de qualidade em qualquer segmento de veículo.

Para os fabricantes de equipamentos originais (OEMs), a tecnologia semiativa oferece novas possibilidades. Com ela, é possível adaptar os veículos às diversas condições de rodagem do Brasil, alcançando padrões de dirigibilidade e conforto equivalentes aos mercados mais exigentes do mundo, sem a necessidade de grandes reformulações estruturais. A solução também fortalece o posicionamento das marcas ao incorporar tecnologias inteligentes e alinhadas às tendências globais de mobilidade conectada e eletrônica embarcada.

Fotos: Marelli

Primeiro 100% nacional

Quando se fala em climatização automotiva no Brasil, a Resfri Ar é referência. Líder do segmento e com quase três décadas de história, a empresa gaúcha acaba de escrever um novo capítulo de pioneirismo ao lançar o RT8000, primeiro ar-condicionado automotivo 100% nacional. O anúncio foi feito durante a Convenção de Vendas, em outubro, que também serviu para capacitar os assistentes técnicos da rede autorizada para o uso do produto. A novidade simboliza um avanço técnico e industrial que promete redefinir o padrão de conforto, eficiência e sustentabilidade no setor.

Desenvolvido e fabricado integralmente no país, o RT8000 traduz o amadurecimento da engenharia nacional. O projeto foi concebido pela equipe técnica da Resfri Ar para atender montadoras e motoristas que buscam desempenho, baixo consumo e durabilidade. “O RT8000 é um marco. Representa a consolidação da engenharia brasileira na climatização automotiva, com tecnologia e eficiência que nos colocam em outro patamar de competitividade”, afirma o diretor Roberto Cardoso.

Com o RT8000, a Resfri Ar reafirma sua posição de vanguarda em climatização automotiva elétrica. A empresa também se destaca por suas geladeiras automotivas e portáteis, que unem refrigeração e congelamento em soluções práticas e confiáveis. Mais do que um novo produto, o RT8000 simboliza a força da engenharia brasileira aplicada à mobilidade. Um ar-condicionado leve, eficiente e 100% nacional, que combina conforto, economia e tecnologia — e coloca o Brasil entre os protagonistas da climatização automotiva mundial.

A aposta na produção local traz ganhos diretos: redução de custos logísticos, reposição rápida de peças e suporte técnico imediato. Com fabricação 100% nacional, a empresa garante agilidade no atendimento e reforça o compromisso com o desenvolvimento industrial brasileiro.

Compacto, eficiente e silencioso

Com apenas 26 kg, o RT8000 chega nas versões 12V (6.500 BTU/h) e 24V (7.500 BTU/h), atendendo desde vans e caminhões leves até ônibus e máquinas agrícolas. O sistema conta com tecnologia Inverter, que ajusta automaticamente a rotação do motor conforme a necessidade de refrigeração. O resultado é temperatura estável, operação silenciosa e menor consumo de energia.
Outro destaque é a dupla motorização brushless, que amplia a durabilidade e emite ruído de apenas 37 dB, equivalente ao som de uma biblioteca. A eficiência energética também impressiona: com COP de 2,9, o RT8000 entrega quase três vezes mais refrigeração do que energia consumida — um diferencial expressivo no segmento.

Instalação simplificada e garantia de 2 anos

Durante o lançamento, a Resfri Ar apresentou a nova base multifuros, que passa a equipar o RT8000 e outros modelos da linha. O acessório, com padrão universal de fixação, permite instalação sem cortes no teto, oferecendo melhor acabamento, segurança e menor tempo de montagem. A inovação simplifica o trabalho de oficinas e revendas, valorizando o serviço prestado e reduzindo retrabalhos.

Para reforçar a confiança no novo produto, a Resfri Ar oferece garantia de dois anos, além de uma rede com mais de 90 assistências técnicas espalhadas pelo país. O pós-venda inclui atendimento 0800 e programas de capacitação para técnicos e instaladores. Durante a convenção, a empresa também anunciou condições comerciais especiais para revendas e vendas simultâneas para montadoras e aftermarket, ampliando oportunidades de negócios em todo o território nacional.

Fotos: Resfriar

Salão do Automóvel retorna e atende a pedido de Lula

São Paulo – Depois de sete anos o Salão do Automóvel volta a abrir suas portas ao público. Retornando ao Distrito Anhembi, que sediou o evento pela última vez em 2014, a mostra ganhou novo formato, com estandes mais enxutos e 23 marcas de automóveis: BYD, Caoa Changan, Caoa Chery, Citroën, Denza, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Leapmotor, Lecar, Lexus, MG Motors, Mitsubishi, Omoda Jaecoo, Peugeot, Ram, Renault e Toyota.

A volta do Salão atende a um pedido de um grande entusiasta: o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Presente à abertura oficial do evento, na quinta-feira, 20, ele afirmou que não fazia sentido o Brasil ter a indústria automotiva que tem e não ter o Salão do Automóvel:

“Eu pedi o retorno do Salão do Automóvel ao [ex-presidente da Anfavea] Márcio de Lima Leite. O brasileiro gosta de automóveis e precisava ver os carros tecnológicos que são produzidos aqui. Tenho certeza de que este será o melhor Salão do Automóvel da história”.

Para Igor Calvet, presidente executivo da Anfavea, a edição deste ano olha para o passado e encara o futuro, com a apresentação de diversas tecnologias que estão e estarão presentes nos veículos. “É neste cenário que a indústria automotiva brasileira mostra a sua força. São mais de 1,3 milhão de empregos gerados, direta e indiretamente, pela produção de veículos, e mais de R$ 190 bilhões de investimentos anunciados até 2030, somando as montadoras e fabricantes de autopeças”.

Ele destacou a segurança que o programa Mover deu ao setor para investir. “Somos o oitavo maior produtor de veículos e sexto maior mercado do mundo e os veículos que são produzidos aqui têm a menor pegada de carbono de todos os países do planeta, do berço ao túmulo, graças à nossa matriz energética renovável”.

O salão abre as portas ao público no sábado, 22. A expectativa da organizadora RX é a de que 700 mil pessoas passem pelos corredores do Anhembi nos nove dias de mostra.

Caoa e Changan selam parceria

São Paulo – O que já vinha sendo especulado há mais de um ano foi, finalmente, confirmado no Salão do Automóvel de São Paulo. Os visitantes que forem ao evento, de 22 a 30 de novembro no Anhembi, vão poder ver, além dos já conhecidos carros da Caoa Chery, um segundo estande que simboliza a parceria da empresa brasileira com uma nova fabricante chinesa que estreia no Brasil: a Changan, atualmente uma das quatro maiores fabricantes de veículos da China.

No começo da noite da quinta-feira, 20, os dois grupos usaram o palco das apresentações para a imprensa, que antecederam a abertura do salão ao público, para simbolicamente assinar o contrato de parceria e apresentar os primeiros produtos a serem vendidos no País.

Philippe Andrade anuncia a parceria Caoa Changan

Filho do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador da Caoa e morto em 2021, Philippe Andrade anunciou a parceria e assinou o acordo que cria oficialmente a Caoa Changan, ao lado do irmão mais velho Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, com quem hoje divide a presidência do grupo.

Em seu discurso Philippe Andrade reforçou a vocação da empresa fundada por seu pai em desenvolver parcerias de longo prazo com fabricantes estrangeiros de veículos no País: “Entendemos o consumidor brasileiro, sua cultura e sabemos como oferecer o melhor serviço. Nossa história de sucesso nos coloca em posição privilegiada de escolher criteriosamente com quem vamos dividir nossos negócios e nossos investimentos”.

Mais carros em Anápolis

Nesse sentido o presidente do Grupo Caoa destacou a parceria de sucesso mantida desde 2017 com outra fabricante estatal chinesa, a Chery: “Com a Caoa Chery conseguimos reverter o preconceito com as fabricantes chinesas e criamos uma marca de prestígio. Batemos recordes de vendas e realizamos investimentos bilionários em nossa fábrica”, disse, referindo-se ao programa de R$ 3 bilhões, de 2024 a 2028, que deverá dobrar de 80 mil para 160 mil veículos/ano a capacidade das linhas de produção instaladas em Anápolis, GO.

Inaugurada em 2007 para montar sob licença modelos da Hyundai – da qual desde 1999 a Caoa era a representante exclusiva – a fábrica goiana também passou a produzir, a partir de 2018, modelos da Chery – com a qual mantém sociedade meio-a-meio no Brasil. Em 2024 o acordo com a Hyundai foi reformulado e, este ano, a Caoa deixou de produzir veículos da marca: o último caminhão HR foi produzido lá em 31 de outubro, abrindo espaço natural para produtos da nova sócia Changan, mas ainda sem data, investimento ou modelos confirmados.

“São movimentos estratégicos para garantir a continuidade de nosso legado de sucesso”, justificou Philippe Andrade.

A Changan

Produzindo automóveis e utilitários desde 1984 a Changan é uma companhia estatal chinesa dona quatro marcas próprias e 39 fábricas no mundo, incluindo joint ventures na China com as estrangeiras Ford e Mazda e a chinesa JMC, esta focada em veículos comerciais.

Em 2024 a Changan foi a quarta maior fabricante de veículos da China e acumula a venda de 26,3 milhões de unidades em seus 41 anos de produção. A empresa informa investir US$ 10 bilhões em pesquisa e desenvolvimento de produtos e sistemas, emprega mais de 18 mil engenheiros e técnicos de 31 países ao redor do mundo e estabeleceu dezesseis centros técnicos em dez cidades de seis países, incluindo Itália, Japão, Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido.

“Consideramos o Brasil o mais importante e estratégico mercado internacional”, afirmou Song Shuang, diretor geral da Changan América Latina. A empresa já fez tentativas de entrar no mercado brasileiro pela via de importadores, mas os negócios nunca foram adiante.

Segundo Shuang as negociações com a Caoa vêm avançando ao longo dos últimos dois anos e, neste período, as duas empresas já começaram a adaptar produtos para o Brasil, com o envolvimento de mais de trezentos engenheiros de ambos os países, que trabalharam em mais de cem carros enviados ao País para testes de rodagem que somaram 1 milhão de quilômetros e 9 mil horas em dinamômetros – que a Caoa tem disponíveis em seu centro técnico de emissões e combustíveis em Anápolis. “Com esta parceria garantimos uma posição única no Brasil de oferecer produtos de qualidade aos clientes brasileiros”, destacou o executivo chinês.

Estreia com a Avatr

O chefe de design Nicolas Guille apresenta o Avatr 12 ao público brasileiro

A estreia da Caoa Changan no Brasil começa pelo andar de cima do mercado, inicialmente conduzida por dois modelos Avatr, marca de alto padrão de luxo e tecnologia. No estande da sociedade no Anhembi poderão ser vistos de perto os belos Avatr 11 e o conceito Avatr Kim Jones 12, ambos elétricos.

Alguns anos atrás, em qualquer salão do mundo, os dois modelos poderiam ser apresentados como carros-conceito futuristas, que hoje a velocidade e voracidade da indústria automotiva chinesa coloca para rodar na realidade das ruas.

Equipado com assentos zero-gravidade o Avatr 11 tem estilo de cupê de quatro portas, com longos 2m97 de entre-eixos. O motor elétrico gera 313 cv.

Com o Avatr 11 a Changan estreia no Brasil pelo andar de cima do mercado

Embora tenha feito a estreia oficial no salão a Caoa Changan ainda não divulgou seu plano de negócios, como número de concessionárias, modelos à venda, marcas, investimento e provável montagem nacional de alguns carros. Mas já começou investindo forte em propaganda: anunciou Gisele Bündchen como embaixadora da nova marca no Brasil.

MG Motor apresenta mais três versões de seus modelos

São Paulo – A MG Motor, Morris Garages, marca centenária de origem britânica pertencente ao grupo chinês SAIC Motor, que iniciou operação no Brasil na semana passada, nesta faz sua estreia no Salão do Automóvel de São Paulo, realizado de 22 a 30 de novembro no Distrito Anhembi. 

Para seu début no evento a montadora anunciou outras três versões de seus elétricos no mercado brasileiro, sendo duas de entrada, de seu hatch MG4 do SUV MGS5, e outra intermediária, com preços abaixo dos R$ 200 mil. 

O diretor comercial da MG Motor, Fabio Klemenc, que havia compartilhado o interesse da empresa em investir na produção local a depender da receptividade do mercado por seus modelos, atualizou este status: “Ainda não posso dar pormenores, mas a MG Motor iniciou conversas com parceiro com a intenção de produzir no Brasil em 2026”.

Uma das estratégias para emplacar seus veículos elétricos no País é a oferta inicial dos modelos a preços promocionais até 30 de novembro. Desta forma, o veículo mais acessível é o MG4 Comfort, vendido por R$ 169,6 mil. Após, R$ 184,6 mil. Agora há também a versão intermediária do hatchback, o MG4 Luxury, por R$ 189,8 mil e, posteriormente, R$ 199,8 mil.

O SUV ganhou versão de entrada MG S5 Confort comercializada por R$ 195,8 mil e, a partir de dezembro, por R$ 218,8 mil. O único que não ganhou preço especial foi o esportivo Cyberster, fixado em R$ 499,8 mil. De acordo com o diretor comercial já foram vendidas cinco unidades do veículo que alcança de zero a 100 km/h em 3,2 segundos.

Já existem dez concessionárias da MG Motor e, até o fim do ano, serão 24 com as portas abertas. Em 2026 o plano é totalizar setenta lojas.

Outra aposta está na oferta de garantia de sete anos do veículo, oito anos da bateria e, por ocasião do lançamento, conexão 4G embarcada e assistência 24 horas por dois anos sem custo. Além disso, clientes ganham um carregador wallbox de 7 kW para instalação residencial e outro portátil de 3,4 kW. Parceria com o Santander também propõe financiamento a taxa zero para o hatch e o SUV.

BYD lança a marca Denza e promete produção nacional

São Paulo – A Denza, marca que faz parte do grupo BYD, foi lançada no Brasil durante o Salão do Automóvel, que vai de 22 a 30 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Seu primeiro modelo, o SUV de luxo B5, deverá ser vendido em versão única, com preço a ser divulgado em breve.

Outros dois modelos foram confirmados para o Brasil no ano que vem: o esportivo Z9 GT e a minivan D9. A Denza usará parte da capacidade fabril da fábrica da BYD instalada em Camaçari, BA, com a produção de, pelo menos, um modelo no Brasil. Porém, os pormenores sobre os planos de produção local serão revelados posteriormente. 

O Denza B5 é produzido na plataforma DMO híbrida off-road, combinando um motor 1.5 com outros dois elétricos, posicionados um em cada eixo do veículo, gerando potência total de 677 cv. O sistema é híbrido plug-in com bateria Blade de 31,8 kWh e sua autonomia passa dos 1,2 mil quilômetros, sendo que é possível rodar até 100 quilômetros apenas no modo elétrico, de acordo com as medições realizadas na China — os dados do Inmetro ainda não foram revelados. 

O Denza B5 traz bancos em couro com resfriamento e aquecimento, quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas, o mesmo tamanho da tela sensível ao toque do sistema multimídia, onze airbags, dezesseis modos de condução, suspensão pneumática com regulagem de altura, dentre outros itens.