AutoData - Randon: 70 anos de inovações e contínua expansão.
AutoData Empresarial
24/03/2019

Randon: 70 anos de inovações e contínua expansão.

Imagem ilustrativa da notícia: Randon: 70 anos de inovações e contínua expansão.
Foto Jornalista AutoData Empresarial

AutoData Empresarial

Quando os jovens irmãos Raul e Hercílio Randon abriram uma modesta oficina para reforma de motores industriais em Caxias do Sul, na serra gaúcha, em 1949, eles naturalmente sonhavam em crescer mas decerto não imaginavam que estavam iniciando um negócio que, 70 anos depois, emprega mais de 11 mil pessoas e que integra o clube de empresas que faturam mais de um bilhão de dólares por ano.

 

As Empresas Randon, integradas por fabricantes de implementos para o transporte de cargas, de autopeças e por prestadora de serviços financeiros (Banco e Consórcios), com sede em Caxias do Sul, (RS), completaram 70 anos no dia 21 de janeiro.

 

O modesto negócio iniciado com uma pequena oficina percorreu as últimas sete décadas implementando inovações e colhendo expansão. O mote deste septuagésimo aniversário demonstra claramente a postura do grupo: “Randon 70 anos: juntos, inovando por um futuro melhor”. O objetivo é valorizar, em ações ao longo de todo o ano, o legado das Empresas Randon e projetar seu futuro por meio da inovação e das pessoas.

 

A maior inspiração é a própria história do fundador, Raul Randon, falecido em março do ano passado. Seu espírito empreendedor e visionário é reconhecido nacionalmente.

 

Entre os exemplos de inovações que impulsionaram os negócios no decorrer dessas sete décadas, estão a criação do freio a ar (1954), a decisão arrojada de abertura de capital da Companhia (1971) e a busca de parceiros globais para formação de joint ventures (anos 80 e 90) na competitiva área de autopeças. Em 2014, anteviu-se a necessidade de uma profunda readequação do modelo organizacional, tornando-o mais enxuto e eficiente, moldando a empresa para os novos e desafiadores tempos de crescimento.

 

A empresa vem promovendo alterações em alguns processos de gestão, que associam tecnologias com mudanças comportamentais. Como exemplo, destaca-se o sistema digital de recrutamento que utiliza inteligência artificial.

 

Com uma participação histórica na faixa de 40%, as empresas Randon são líderes em praticamente todos os mercados onde atuam, como veículos para o transporte de carga, ferroviário e fora-de-estrada, sistemas automotivos, autopeças e serviços. Em seu conjunto, as Empresas Randon produzem um dos mais amplos e avançados portfólios de produtos do segmento de veículos comerciais correlacionados com o transporte de cargas dentre as empresas congêneres no mundo.

 

“Conquistamos essa posição ao longo das décadas de muito trabalho, norteados na qualidade e no foco ao cliente, mas sem perder nosso olhar para as pessoas, que em última instância são quem constrói a história e o sucesso de uma empresa. Também sempre nos preocupamos em manter uma atuação responsável junto à comunidade, por meio de nossas ações sociais”, comenta o presidente das Empresas Randon, David Randon.

 

“Fomos ousados em vislumbrar e sonhar o futuro; fomos prudentes nos investimentos e avanços tecnológicos; fomos fortes nos momentos de crise, na adversidade. Por acreditarmos no Brasil, sempre projetamos produtos afinados com o progresso, apostando no desenvolvimento nacional”, costumava afirmar Raul Randon, falecido em março de 2018.

 

Randon hoje – O conglomerado empresarial é formado pelas controladas diretas Fras-le S.A., Randon Argentina S.A., Randon Implementos para o Transporte Ltda., Randon Administradora de Consórcios, Master Sistemas Automotivos Ltda., JOST Brasil Sistemas Automotivos Ltda., Suspensys WE/Castertech, Randon Investimentos Ltda. (holding do Banco Randon S.A.) e Randon Perú S.A.C. A controladora também possui quatro filiais: Randon Veículos, Suspensys Sistemas Automotivos Ltda., Randon Chapecó e Randon Araraquara. Neste primeiro trimestre de 2019, iniciará atividade na base de distribuição no Espírito Santo.

 

A Companhia mantém uma rede internacional de vendas e serviços, atendendo a mais de cem países, em especial Chile, México, Canadá, Estados Unidos, África do Sul, e países localizados no Oriente Médio, Ásia, Comunidade Econômica Europeia e Mercosul.

 

As empresas são divididas em três divisões: Montadoras (implementos, vagões e veículos especiais), Autopeças (fabricantes de lonas, pastilhas, sistemas de freio, eixo, suspensão e conjunto de articulação e acoplamento) e Serviços Financeiros (administração de consórcios e suporte às vendas).