BMW cria conceito de mobilidade para duas rodas

Imagem ilustrativa da notícia: BMW cria conceito de mobilidade para duas rodas

O Grupo BMW apresentou na quinta-feira, 23, o projeto BMW Vision E³ Way. De acordo com a empresa trata-se de "um conceito de mobilidade visionária concebida não somente para enfrentar especificamente os desafios pelas megacidades, como congestionamentos de veículos e poluição do ar, mas para fornecer soluções simples e eficazes".



Trata-se de um modelo de estrada elevada para veículos de duas rodas movidos a eletricidade, como as e-bikes, o BMW Motorrad Concept Link e o recém-lançado BMW Motorrad X2 City, que liga grandes centros urbanos. Desenvolvido pelo escritório de tecnologia do grupo em Xangai, China, o projeto prevê a utilização de vias suspensas sobre rodovias já existentes proporcionando capacidade adicional de tráfego.


Comunicado da empresa diz que o BMW Vision E³ Way – onde E³ significa elevado, elétrico e eficiente – "tem custo de construção reduzido e oferece uma alternativa ideal para usuários que se deslocam em trajetos de até 15 quilômetros de distância". Utiliza sistema de rampas que ligam a malha rodoviária convencional a estações de metrô, a acessos de trânsito e a centros comerciais. O fato de ser utilizado exclusivamente por veículos de duas rodas significa que colisões envolvendo automóveis estão descartadas. O risco de acidentes é atenuado ainda mais por causa do limite de velocidade, estabelecido em 25 km/h.