AutoData - Scania e Northvolt: parceria para eletrificação de veículo.
Tecnologia
26/01/2018

Scania e Northvolt: parceria para eletrificação de veículo.

Imagem ilustrativa da notícia: Scania e Northvolt: parceria para eletrificação de veículo.
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

A Scania anunciou na sexta-feira, 26, na Europa mais um passo em direção ao transporte sustentável, desta vez com foco em eletrificação. Em parceria com a Northvolt e com investimentos na ordem de € 10 milhões, a fabricante sueca avança no desenvolvimento de tecnologia de células de bateria para veículos pesados.

 

Para Henrik Henriksson, presidente e CEO da Scania, a eletrificação desempenhará um papel fundamental na mudança para um sistema de transporte livre de combustíveis fósseis. “No entanto, a tecnologia atual de células de bateria deve ser desenvolvida para atender aos requisitos comerciais dos clientes de ônibus e caminhões pesados. Com a Northvolt como parceira, acreditamos que podemos conquistar grandes progressos nessa área”.

 

As duas empresas estabelecerão uma equipe de especialistas e juntas trabalharão na instalação de uma área de pesquisa, a Northvolt Labs, em Västerås, na Suécia, para desenvolver e comercializar as células de bateria otimizadas para a alimentação de veículos comerciais. As empresas também entraram em um acordo de compra para células de bateria.

 

Peter Carlsson, co-fundador e CEO de Northvolt, disse que “com a experiência em produtos e negócios da Scania combinada com nosso processo de fabricação de ponta, estamos convencidos de que podemos produzir células de bateria econômicas e verdes, com a mais alta qualidade para o mercado de veículos comerciais pesados”.

 

A parceria é uma das várias iniciativas estratégicas da Scania para impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável.

 

Foto: Divulgação.