AutoData - Festo completa 50 anos e mira indústria 4.0
Tecnologia
26/10/2018

Festo completa 50 anos e mira indústria 4.0

Imagem ilustrativa da notícia: Festo completa 50 anos e mira indústria 4.0
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

São Paulo – A Festo, fabricante de equipamentos pneumáticos para automatização, completa 50 anos de operação no Brasil este ano e, na sexta-feira, 26, anunciou que mira oportunidades de negócios dedicados à oferta de produtos biônicos, ou seja, desenvolvidos a partir de exemplos encontrados na natureza.

 

Na foto abaixo, por exemplo, a empresa reproduziu uma água-viva que utiliza garras plásticas que podem ser aplicadas em linhas de produção. Segundo José Folha, gerente de desenvolvimento de produtos da Festo, as possibilidades de aplicação no setor automotivo são inúmeras: “As montadoras são um dos nossos maiores clientes. Com o avanço tecnológico sobre as linhas de montagem de veículos há espaço para inovações que aumentem a produtividade com equipamentos mais inteligentes”.

 

Ele citou como exemplo os atuadores pneumáticos desenvolvidos pela Festo que funcionam usando os mesmos princípios dos músculos humanos. É uma tecnologia consolidada ainda nos anos 1990 mas que, atualmente, convive com demanda por sua aplicação na indústria.

 

No Brasil a Festo mantém fábrica em São Paulo, com quinhentos funcionários. Sua produção tem como destino, afora o mercado interno, demandas da América Latina e da Alemanha, onde fica sua sede.

 

Foto: Divulgação.