AutoData - Abeifa indica alta na venda de importados em janeiro
Balanço
04/02/2019

Abeifa indica alta na venda de importados em janeiro

Imagem ilustrativa da notícia: Abeifa indica alta na venda de importados em janeiro
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – As vendas de veículos importados, no Brasil, cresceram 2% em janeiro na comparação com o mesmo período no ano passado: segundo balanço divulgado pela Abeifa na segunda-feira, 4, foram licenciadas 2 mil 474 unidades importadas. O volume, na comparação com os licenciamentos feitos em dezembro, representa queda de 27%.

 

As cinco marcas que mais venderam em janeiro, apontou o balanço, foram Kia Motors, com 885 unidades. Volvo, 485, Land Rover, 195, Suzuki, 168, e Mini, 151. Por modelos o mais vendido foi o Kia Sportage, com 417 unidades, o segundo o Kia Cerato, com 234 emplacamentos. O Volvo XC40 foi o terceiro modelo mais vendido, com 218 unidades.

 

De acordo com José Luiz Gandini, presidente da associação, os resultados ficaram abaixo da média apesar de recuperação gradual da economia: “Não foi um mês bom para o setor de veículos importados porque amargou resultados negativos acima da média do mercado interno, pois a economia brasileira dá sinais de recuperação gradual neste início de ano”.

 

A entidade mantém, por outro lado, estimativa de emplacar 50 mil unidades este ano, o que representaria crescimento de 33% sobre os emplacamentos realizados em 2018: “Nossa projeção pode parecer otimista diante das estimativas anunciadas pela indústria e pelo setor de distribuição. Mas, em nosso caso, o porcentual de crescimento é maior por causa da demanda reprimida de 2018, ano em que o dólar flutuou mais próximo aos R$ 3,90”.

 

As empresas associadas que mantém produção nacional – BMW, Caoa Chery, Land Rover e Suzuki – fecharam janeiro com 1 mil 969 unidades emplacadas, total que representou alta de 27,7% na comparação com o volume de janeiro de 2018.

 

Foto: Divulgação.