AutoData - Nissan e UFSC testam baterias do Leaf em postes de iluminação
Tecnologia
03/10/2019

Nissan e UFSC testam baterias do Leaf em postes de iluminação

Imagem ilustrativa da notícia: Nissan e UFSC testam baterias do Leaf em postes de iluminação
Foto Jornalista Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – A Nissan e a UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, começaram a testar a bateria do Leaf de segunda vida em postes de luz equipados com painel solar fotovoltaico. O sistema foi instalado em cinco postes do laboratório de fotovoltaica da universidade em Florianópolis, SC, que são alimentados por uma combinação de painéis solares no topo e baterias do veículo na base.

 

Desde 2018 a Nissan e a universidade mantêm parceria para estudar alternativas para as baterias usadas de carros elétricos. O teste busca encontrar uma possível solução de iluminação limpa para áreas urbanas e até mesmo para regiões remotas do País que não são atendidas pela rede elétrica tradicional.

 

Os postes do experimento funcionam de maneira 100% independente do sistema de energia elétrica principal e dispensam cabos ou tomadas: são totalmente alimentados pela energia solar.

 

Usar a bateria do Leaf como armazenamento de energia, no entanto, não é exatamente uma novidade: parte do estande da Nissan no Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado recebeu energia armazenada em baterias do veículo elétrico.

 

Foto: Divulgação.