Mercado colombiano recua 39% em março

Imagem ilustrativa da notícia: Mercado colombiano recua 39% em março
Foto Jornalista  Redação AutoData

Por Redação AutoData

CompartilheBalanço
02/04/2020

São Paulo - O mercado colombiano registrou queda de 39,1% nas vendas de veículos, em março, na comparação com igual período do ano passado, com os emplacamentos somando 12,3 mil unidades. Os dados são da Andemos, Associação Nacional de Mobilidade Sustentável.

 

O resultado é reflexo da pandemia causada pela covid-19, segundo o seu presidente, Oliverio Enrique García Basurto: "Até 21 de março o mercado cresceu. A partir do dia 22 as operações foram paralisadas para atender a decreto presidencial, o que derrubou as vendas".

 

No acumulado do ano o setor somou 51,2 mil unidades comercializadas, queda de 6,2% -- diretamente ligada aos números de março, pois no primeiro bimestre os emplacamentos cresceram.

 

O executivo também informou que a entidade enviou ao governo proposta com algumas medidas que podem ajudar o setor nos próximos meses, como tornar o calendário tributário mais flexível para toda a cadeia produtiva e ações que protejam os empregos, as empresas e fomentem as vendas.

 

A Renault é líder de vendas na Colômbia com pouco mais de 10 mil unidades, seguida pela Chevrolet, que comercializou 8,8 mil veículos no período. Em terceiro lugar aparece a Nissan, com 4,5 mil licenciamentos, e completam o Top 5 a Toyota e a Volkswagen, que somaram 3,1 mil e 2,7 mil emplacamentos, respectivamente.

 

Foto: Divulgação.