São Paulo — O Grupo Canopus abriu espaço em sua estrutura de distribuição de veículos para realizar atividades sociais. A empresa, que é concessionária BMW, Mini, Caoa Chery, Honda, Nissan e Toyota na Região Noroeste, iniciou as atividades do Projeto Saciar, que trata da distribuição de cestas básicas.
Segundo Paulo Henrique de Lima Borges, presidente do instituto, foram distribuídas cerca de 31 mil cestas básicas de abril a dezembro para pessoas em situação vulnerável que vivem nas regiões onde a Canopus mantém operação comercial: Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e no Distrito Federal: "O projeto começou em 2004 como um braço social da empresa. Temos uma sede, no Mato Grosso, mas conseguimos expandir a atuação por meio da nossa rede de concessionárias".
No projeto há a participação dos 1,9 mil funcionários da empresa nas tarefas de entrega das cestas.
Dentre outras ações do instituto estão treinamentos de formação pessoal, contou Borges: "Promovemos uma série de retiros, que duram quatro dias, para aconselhar as pessoas em situação vulnerável a desenvolverem habilidades pessoais que possam auxiliá-las a buscar oportunidades".
O instituto também oferece treinamento profissional. O Projeto Primeiro Passo, por exemplo, promove formação de jovens e adultos para a inclusão no mercado de trabalho: em dez anos formou 2,2 mil pessoas de 14 a 24 anos.
Foto: Divulgação.