São Paulo – Sem fazer muito barulho a Renault deu início, em janeiro, à discreta renovação de sua identidade visual. O novo losango, com uma roupagem retrô, apareceu pela primeira vez atrás do CEO Luca de Meo no anúncio do plano estratégico Renaulution, em janeiro, e depois na grade do Renault 5 Prototype.
“O novo símbolo está sendo aplicado progressivamente, sem alarde”, informou a Renault em comunicado divulgado na segunda-feira, 15. “Primeiro na campanha publicitária do Zoe e continuando nas nossas redes sociais. Um lançamento frugal, mas eficiente.”
O losango que serve de base ao logo da Renault foi aplicado pela primeira vez em 1925. Sua última versão foi criada em 1992 e retocada em 2015, mas, segundo a empresa, “estava começando a ficar ultrapassada”.
Os estudos da nova versão do logo foram iniciados em 2019 e ficaram sob responsabilidade do diretor mundial de design Gilles Vidal. Sua primeira aparição, durante o anúncio do plano Renaulution, não foi sem razão: “Alinhado com seu tempo e decididamente moderno, o losango reestilizado encarna perfeitamente a era da ‘Nouvelle Vague’ na qual a Renault acaba de entrar”.
Nos últimos meses diversas companhias automotivas renovaram seu logotipo – e a maioria optou por versões retrô, como a da Renault. Fiat, General Motors, Nissan, Peugeot e Volkswagen são alguns exemplos, e a Kia também.
Vidal disse que todos os veículos Renault exibirão o novo logotipo até 2024.
Foto: Divulgação.