São Paulo – O Movimento Maio Amarelo, campanha que nasceu com a proposta principal de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, inspirou a Schulz Automotiva, indústria de capital nacional sediada em Joinville, SC, a apresentar um inovador módulo de treinamento de sistema de freio, desenvolvido em conjunto com o Senai de Santa Cataria. Ele foi o elemento principal de seu estande na Autopar, uma dos principais eventos voltados ao mercado de reposição do Brasil e que neste ano chega à sua décima edição em Pinhais, no Paraná.
No formato de um mini caminhão o módulo de treinamento será utilizado para aulas práticas no Senai e reúne os principais sistemas pneumáticos e hidráulicos existentes no sistema de freio de caminhões. É equipado com um compressor automotivo eletrificado e também com uma bomba hidráulica com motor elétrico, o que permitirá aos alunos conhecer, na prática, o funcionamento real dos conjuntos de freios e direção de um veículo pesado, com livre acesso a todos os componentes.
Bruno Ferrari Salmeron, diretor de operações da divisão automotiva da Schulz, conta que a ideia de criar o equipamento partiu de inúmeras observações feitas a respeito da quantidade de acidentes que ocorrem nas estradas e da constatação de que, boa parte deles, é fruto de falhas na reparação dos sistemas de freio. “Nossa sede está localizada quase à margem da BR 101, uma das estradas mais perigosas do Brasil. E a quantidade de acidentes que vemos todos os dias é muito grande, com boa parte tendo a falha nos freios como principal causa”.
O fato, segundo ele, inspirou a empresa a procurar o Senai de Santa Catarina para propor a criação de um formato inovador que possibilitasse aos reparadores compreender melhor como funciona, na prática. “O Senai entendeu o nosso objetivo e passamos a trabalhar juntos no desenvolvimento do módulo de treinamento que está sendo agora apresentado, numa operação que contou com a participação, inclusive, de alunos do próprio Senai, além de engenheiros e colaboradores da Schulz”.
Com o tamanho de um carro, além de volante e rodas funcionais, o “mini caminhão” pode ser transportado com facilidade, o que possibilitará sua utilização para realizar as capacitações dos reparadores não só em Joinville, mas também nas principais cidades brasileiras. “Nossa meta é reduzir os acidentes de trânsito a partir do conhecimento”.
Numa primeira fase, que acontecerá logo após o término da Autopar, o módulo será usado na produção de vídeos técnicos, gerados a partir do novo polo de treinamentos em veículos pesados, instalado na escola profissionalizante do próprio Senai em Joinville. Outra novidade serão os cursos gratuitos à distância, em sistemas pneumáticos e hidráulicos.
Estes conteúdos estão sendo desenvolvidos em conjunto, unindo os conhecimentos dos instrutores do Senai-SC, da equipe da Schulz Automotiva e dos especialistas da rede de oficinas parceiras. Os alunos contarão com apostilas, recursos digitais avançados e certificados de conclusão.
Segundo cálculos do Senai somente em Santa Catarina existem hoje cerca de 7 mil reparadores, dos quais 3 mil são oficinas mecânicas, com uma média de 5 colaboradores cada. Juntas formam um público de mais de 15 mil pessoas que poderão se beneficiar dos treinamentos com este equipamento na região.