São Paulo – Duas das sete startups premiadas pela Stellantis no Startups Award, divulgado na quarta-feira, 13, em Amsterdã, Holanda, são brasileiras. Phygitall e JettaCargo receberam um troféu em NFT personalizado, criado pelo Stellantis Design Studio, de uma interpretação artística de mãos entrelaçadas, seguindo o conceito de inovação e digitalização proposto pela premiação.
Desde a criação da Stellantis mais de quarenta contratos foram assinados com startups, além do comprometimento da montadora com outras centenas. Ela incentiva, ainda, as empresas em início de atividade, por meio do fundo de capital de risco Stellantis Ventures, com € 300 milhões disponíveis.
Conheça as vencedoras do Stellantis Startups Award:
Customer Experience: HAAS Alert, dos Estados Unidos, pelo Sistema de Alerta de Emergência do Veículo que alerta para emergências e acidentes em tempo real. Disponível em modelos Chrysler, Dodge, Jeep e RAM.
Qualidade: Daxium, da Turquia, que digitalizou a lista de verificação e painel de controle de inspeção pré-entrega de veículos. Projeto será expandido para Marrocos, Egito, Israel e Europa.
Novos negócios: Demooz, da França, transforma proprietários do Citroën Ami, DS E-Tense, Peugeot 308 híbrido plug-in, e na Itália os Citroën Ami e Fiat e500, em embaixadores, conectando-os a potenciais clientes.
Tecnologia automotiva: Envisics, do Reino Unido, que fornece informações de condução com realidade aumentada e tecnologia holográfica por meio de um monitor de alertas de nova geração. Em breve em modelos premium e de luxo da Stellantis.
Indústria 4.0: A brasileira Phygitall criou solução que analisa o padrão e a intensidade dos movimentos dos trabalhadores de Betim, MG, por meio de smartwatches. Otimiza o processo de manufatura e eleva a segurança, qualidade e eficiência das linhas.
Supply chain: Outra brasileira, a JettaCargo, criou um software de inteligência artificial que simula a carga ideal em caminhões e contêineres. A automatização do planejamento do transporte terrestre, com auxílio da tecnologia, está sendo feita no Brasil e na Argentina.
Agilidade e eficiência: A indiana BlinkIN criou assistência virtual para técnicos de oficinas de reparação de veículos Citroën com conexão direta com engenheiros da Stellantis que, de forma remota, conseguem auxiliar na manutenção.