São Paulo – Subsidiária da indiana Tata Motors, a JLR, nova denominação da Jaguar Land Rover, deixará de usar a marca Land Rover nos veículos das famílias Discovery, Range Rover e Defender. Estas três, mais a Jaguar, serão as quatro marcas que a JLR trabalhará em todo o mundo, dando mais autonomia aos modelos.
Cada marca terá um diretor geral, que responderá diretamente ao CCO Lennard Hoornik. A reorganização da companhia faz parte do planejamento Reimagine, que busca tornar a JLR uma fornecedora de veículos luxuosos e modernos – e elétricos.
Junto com o encerramento da marca Land Rover a companhia anunciou investimento de 15 bilhões de euros em cinco anos, para, dentre outras coisas, transformar a fábrica de Halewood, Inglaterra, em produtora de veículos 100% elétricos. Em Wolverhampton, também na terra original da Land Rover, uma fábrica de motores será um centro de produção de propulsão elétrica.
A próxima geração de veículos de arquitetura de SUV de médio porte também será elétrica, mas a companhia manterá a produção de veículos com motor a combustão pela tendência de mercados que demorarem mais a adotar a eletrificação.