São Paulo – A Frasle Mobility apresentou na Automec – de 25 a 29 de abril no São Paulo Expo – a sua décima-sétima marca: trata-se da Composs, que reúne portfólio de peças para veículos pesados produzidas em Caxias do Sul, RS, com o uso de compósitos, alternativa mais leve e resistente que o aço.
A unidade de negócios surgiu em 2021 a partir da criação da Fras-le Smart Composities, unidade dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de peças produzidas com compósitos. Após a conclusão bem-sucedida dos primeiros projetos foi escolhido o nome da nova marca de produtos, a Composs.
Segundo Anderson Pontalti, diretor superintendente da Frasle Mobility, o grande benefício das peças feitas com compósitos é a significativa redução de 50% a 60% no peso com relação ao similar em aço: “É algo que se incorpora para sempre ao veículo e reduz consumo de combustível, ou de energia, no caso de elétricos”.
Os primeiros itens Composs colocados no mercado, e expostos na Fenatran, são suportes de para-lamas e lanterna e de escada para caminhões, respectivamente com apenas 6,3 e 9,7 quilos (na foto acima).
Sérgio Carvalho, CEO e presidente da Frasle Mobility, conta que os novos componentes são frutos de pesquisa que resultaram em peças com preço quase igual ao do equivalente em aço: “Sempre que se pensava em fazer partes com compósitos o custo era de 100% a até 200% maior. Por isto esta solução só era usada se não houvesse outra opção. Agora tornamos as partes de compósitos acessíveis”.
Pontalti informou que as peças já estão sendo fornecidas para o caminhão S-Way, produzido pela Iveco em Sete Lagoas, MG, “mas outros veículos da Iveco usarão nossas soluções e já temos mais clientes interessados”.