São Paulo – O mercado de implementos rodoviários está começando a sentir a retração nas vendas de caminhões por causa da mudança para o Euro 6. De acordo com dados da Anfir de janeiro a maio foram emplacadas 61,9 mil unidades, leve redução de 1,3% em comparação ao mesmo período em 2022.
O segmento de carroceria sobre chassis é o que tem sentido mais a queda na demanda. Nos primeiros cinco meses deste ano foram comercializados 26,3 mil produtos, 8% menos do que em igual período do ano passado. Reboques e semirreboques seguem com crescimento: até maio foram emplacadas 34,7 mil unidades, alta de 4,4%.
Na avaliação de José Carlos Spricigo, presidente da Anfir, o mercado ainda está desequilibrado diante das mudanças na política econômica e do reflexo da chegada do Proconve 8. A relação de vendas de implementos está em 1,7 implemento para cada caminhão vendido: “Historicamente a relação tem sido de 1,3 implemento para cada caminhão comercializado”.
Apenas no segmento de carroceria sobre chassis a relação está mais ajustada ao padrão, com relação de 1,1. Segundo Sprícigo a indústria de implementos rodoviários aguarda a entrada em vigor do arcabouço fiscal, medida proposta pelo governo federal para controle do endividamento público focado no equilíbrio da arrecadação e com as despesas.
“Em tese o arcabouço fiscal pode trazer reflexos positivos para a economia como controle de inflação e queda na taxa de juros, mas ainda não há como fazer qualquer projeção. O momento é de reflexão para acompanhar como a economia brasileira se comportará após a medida ser implementada de maneira efetiva.”