São Paulo – O mercado argentino registrou crescimento de 12% no primeiro semestre do ano, comparado com igual período de 2022, somando 235,1 mil unidades comercializadas, segundo dados divulgados pela Acara.
Os automóveis e comerciais leves foram os responsáveis pela alta no ano, com expansão de 13,4% nos emplacamentos na comparação com 2022 e 196 mil unidades emplacadas, e os veículos comerciais registraram queda de 5,2% na mesma base comparativa com 7,3 mil vendas.
No ranking por marca a Toyota ficou na primeira posição com 49,3 mil vendas, volume superior ao da Fiat, segunda colocada, 31,4 mil unidades. A terceira posição ficou com a Volkswagen com 26,6 mil.
O veículo mais vendido na Argentina de janeiro a junho foi o Fiat Cronos, 26,3 mil. O Peugeot 208 ficou na segunda colocação com 21,7 mil e o Toyota Hilux somou 15,2 mil unidades e apareceu na terceira posição.
Em junho foram comercializados 39,4 mil veículos, volume 11,2% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado, mas 1,9% menor do que o de maio.