AutoData - MAN e Mercedes-Benz, separadas por seiscentos caminhões
news
05/01/2015

MAN e Mercedes-Benz, separadas por seiscentos caminhões

Por Michele Loureiro

- 05/01/2015

A diferença das vendas da MAN Latin America e da Mercedes-Benz, que já chegou a cerca de duzentas unidades neste ano, teve um salto considerável em novembro e chegou a 583 caminhões. Desta forma a MAN garantiu a liderança mais uma vez e abriu caminho para fechar o ano à frente.

No acumulado de 2014 a montadora comercializou 32 mil 778 unidades e, mesmo com baixa de 12% na comparação anual, conseguiu manter sua posição de líder com participação de mercado de 26,6%.

De janeiro a novembro a Mercedes-Benz contabiliza vendas de 32 mil 195 caminhões, em baixa de 6,6%. A montadora alemã segue na segunda posição do ranking com fatia de 26,1% do mercado, apenas 0,5 ponto porcentual atrás.

A Volvo segue na terceira posição, com a menor queda de vendas das montadoras com grandes volumes. A companhia de origem sueca registra recuo de 5,9% no montante vendido de janeiro a novembro, para 17 mil 677 unidades, participação de 14,3%.

A Ford, entretanto, promete acirrar a briga pela terceira colocação: comercializou 17 mil 213 unidades no acumulado do ano, ajudada pela volta da Série F. Apesar da queda anual de 6,7% a diferença para a Volvo é de apenas 464 unidades, ou 0,3 ponto porcentual.

A Scania aparece na sequência, com a maior retração no segmento de caminhões. Com 12 mil 851 unidades vendidas no acumulado do ano a montadora registra queda de 27,7%. A Iveco também vê baixa de dois dígitos, 23%, ao vender 7 mil 964 unidades de janeiro a novembro.

Na parte de baixo do ranking a International apresenta crescimento de 104,3%, via base de comparação baixa, com 946 caminhões emplacados neste ano. É seguida por Hyundai, 406 e alta de 44%, Agrale, 398 e queda de 3,4%, e DAF na décima posição com 223 unidades.

Ônibus – Nos chassis de ônibus é a vez da Mercedes-Benz assegurar sua liderança na disputa com a MAN. Com a queda do mercado em 15,2% no acumulado do ano a M-B apresentou retração de apenas 4% e garantiu 46,6% do mercado, ao vender 11 mil 759 unidades de janeiro a novembro.

Na segunda posição a MAN registra queda de 25,7% nas vendas ao comercializar 6 mil 102 chassis até novembro. A Agrale aparece na sequência com baixa de 22% e 4 mil 127 unidades vendidas nos onze meses.

A Volvo é a única fabricante com resultados positivos neste ano, com vendas 4% maiores na comparação anual. Foram 1 mil 568 chassis, o que dá direito ao quarto lugar e participação de 6,2%.

A Scania ultrapassou a Iveco em novembro e arrematou a quinta posição com 984 chassis, apesar de recuo de 4,6%. A Iveco, por sua vez, amarga a maior queda do segmento, de 56,2%, com 615 unidades vendidas.