AutoData - Novo rompimento de airbag da Takata pode resultar em mais um recall
news
05/01/2015

Novo rompimento de airbag da Takata pode resultar em mais um recall

Por Redação AutoData

- 05/01/2015

Mais um airbag produzido pela Takata foi rompido em testes realizados no Japão, desta vez de um modelo que ainda não passou por campanhas de recall. Segundo a Agência Bloomberg o ministro dos Transportes do Japão, Masahato Sahashi, sugeriu que as montadoras deverão estender suas campanhas de substituição do componente, ligados a ao menos cinco acidentes fatais.

O ministro não revelou qual modelo e nem de qual montadora era o airbag rompido, fato ocorrido em testes realizados em 6 de novembro na Província de Gifu. Sabe-se que o automóvel é ano 2003 e a razão do mau funcionamento ainda não foi detectada – apenas, e se, isso ocorrer, um novo recall poderá ser convocado.

Os órgãos reguladores do Japão estão pressionando a Takata por causa de seus airbags, associados a ao menos quatro mortes nos Estados Unidos e a um acidente fatal na Malásia. Após as colisões os componentes se rompem com muita força e soltam estilhaços metálicos nos passageiros.

O airbag da Takata foi o sétimo a se romper durante testes no Japão, onde 700 mil unidades foram avaliadas de 2012 a 2013. Os outros seis equipavam carros já incluídos em recalls.