AutoData - Motor flex fuel turbo chega ao Citroën C4 Lounge
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08/01/2015

Motor flex fuel turbo chega ao Citroën C4 Lounge

Quando lançou a versão THP, de Turbo High Pressure, do C4 Lounge, em maio, a Citroën esperava que a versão respondesse por 30% do mix de vendas do modelo, estimadas, no total, em novecentas unidades por mês. A projeção, entretanto, mostrou-se modesta: as unidades equipadas com o turbocompressor representam hoje em torno de 60% dos volumes de comercialização do sedã, produzido na fábrica de El Palomar, na Argentina – e o porcentual deverá subir ainda mais agora, com a chegada do THP flex.

Desenvolvido pelas engenharias do Brasil, Argentina e França com base no modelo movido exclusivamente a gasolina – uma parceria da PSA Peugeot Citroën com a BMW – o THP Flex 1,6 litro 16V gera até 173 cv quando abastecido com etanol e 166 cv com o tanque cheio de gasolina, neste caso 1 cv a mais perante a versão anterior.

A Bosch fornece o controle do motor, parceria presente também no primeiro motor sem tanquinho do Brasil, inaugurado com o Peugeot 308, enquanto os turbocompressores são da BorgWarner. Do THP gasolina para o flex foram alterados sistema de injeção, cabeçote, pistões, anéis, bronzinas, mancais, velas e bomba de combustível.

Pioneiro com a tecnologia turboflex na PSA Peugeot Citroën, bem como a injeção direta em motores bicombustível, o C4 Lounge THP Flex trouxe, além das mudanças do motor, nova calibração da transmissão Aisin AT6, com relação de marchas alongada em até 11%. Aliados, proporcionam economia de até 7,5% na comparação com a versão anterior, de acordo com cálculos dos engenheiros da Citroën.

A versão de entrada, Tendance, teve preço de tabela definido em R$ 78,8 mil. A topo de gama, com teto solar panorâmico, câmera de ré, soleiras cromadas e rodas exclusivas, R$ 85,5 mil.

A Citroën espera aumentar a demanda do modelo para até 1 mil unidades por mês, com 70% do mix composto pela THP flex.