AutoData - Gerdau desenvolve novo aço para a indústria automotiva
news
12/01/2015

Gerdau desenvolve novo aço para a indústria automotiva

Por Michele Loureiro

- 12/01/2015

A indústria automotiva é disparado o maior cliente de aços especiais da siderúrgica Gerdau: cerca de 80% do volume produzido pela companhia se destina à fabricação de componentes de veículos. Segundo porta-voz da empresa o Inovar-Auto ajudou o índice, com tendência de elevação verificada desde 2012.

Atenta a este mercado a Gerdau desenvolveu um novo tipo de aço microligado, que segundo a empresa proporciona ganhos de produtividade e redução de perdas metálicas na fabricação de pino bola – componente utilizado no sistema de direção de automóveis.

A utilização do aço microligado proporciona redução de sete para quatro etapas no processo de fabricação do cliente, possibilitando aumento da produtividade em toda a cadeia. Isso porque a composição do aço é diferenciada – a empresa não revela pormenores por questão estratégica –, o que elimina necessidade de tratamento térmico para modelagem.

Segundo porta-voz da Gerdau o novo formato de produção permite redução de custos, diminuição de geração de sucata, menor consumo de energia e de utilização de insumos como óleo – aplicado em uma das etapas de fabricação eliminada do processo.

O novo aço já é fornecido para empresas do setor de autopeças e contribui para uma redução de cerca de 20% nos custos de produção do componente. A matéria-prima é fabricada nas usinas produtoras de aços especiais localizadas em Charqueadas, RS, e Pindamonhangaba, SP.

De acordo com a siderúrgica há trabalho constante da área de P&D para se antecipar às necessidades do mercado e, dessa forma, apoiar os clientes da indústria automotiva no atendimento de demandas do Inovar-Auto.

A ArcelorMittal também aposta no programa federal para ampliar o uso de aços de alta resistência no mercado automotivo brasileiro: atualmente cerca de 6% da estrutura dos veículos produzidos no País usa o produto e a expectativa da empresa é por elevação do índice a 25% até 2025.

Para a companhia o Inovar-Auto e a estratégia de globalização das montadoras ajudarão a ampliar o mercado. Os aços de alta resistência prometem mais segurança e menos peso, o que implica em economia de combustível e consequente redução da emissão de gases poluentes.