AutoData - M-B premia fornecedores e pede novos investimentos
news
12/01/2015

M-B premia fornecedores e pede novos investimentos

O aporte da Mercedes-Benz de R$ 730 milhões, anunciado em outubro deste ano para o período de 2015 a 2018, é praticamente um convite aos fornecedores para que acompanhem este movimento. A avaliação é de Erodes Berbetz, diretor de compras da montadora no Brasil.

O montante se une aos R$ 2,5 bilhões anunciados anteriormente e, assim, soma R$ 3,2 bilhões considerando o período de 2009 a 2018.

O executivo afirma que a confiança da companhia no crescimento do mercado de caminhões e ônibus no País precisa se estender à cadeia produtiva como um todo. “Queremos que os fornecedores nos acompanhem e invistam em melhorias. Esta é a única maneira de darmos resposta ao mercado, que exige cada vez mais qualidade com custo menor.”

Berbetz fez o convite durante cerimônia de entrega do 23º. Prêmio Interação, na noite da terça-feira, 9, na sede da montadora, em São Bernardo do Campo, SP. Cerca de 550 pessoas compareceram ao evento, representando trezentas empresas. Catorze foram premiadas, além de reconhecimento especial para o Senai, pela parceria com a fabricante em capacitação de mão de obra.

O prêmio laureou os fornecedores que mais se destacaram ao longo de 2014 em Inovação Tecnológica, Excelência em Custos, Excelência Operacional em Qualidade, Excelência Operacional em Logística e Excelência em Material Indireto e Serviços. Também foi entregue o 5º. Prêmio de Responsabilidade Ambiental.

Durante a entrega do prêmio o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Phillip Schiemer, destacou a importância dos fornecedores em um ano repleto de desafios: “Tivemos praticamente três Carnavais: o original em março, a Copa do Mundo e as eleições. Nossos parceiros foram fundamentais para que pudéssemos seguir em frente em momentos turbulentos como este”.

Quanto a 2015 Schiemer considerou que “os desafios continuam e o mercado deve repetir os números de 2014. Ninguém gosta de falar de redução de custos, mas essa será uma de nossas principais pautas para o ano que vem. Vamos precisar estreitar nossas parcerias”.

O executivo acrescentou, ainda sobre o próximo ano, que “as exportações passam a ser uma fonte de receita e um universo que podemos explorar mais”, ao avaliar a atual paridade dólar-real.

Iracemápolis – Berbetz revelou que a Mercedes-Benz iniciou processo de seleção de fornecedores para sua nova fábrica de automóveis em Iracemápolis, SP, de início de produção agendado para os primeiros meses de 2016.

“Nesta primeira fase ainda estamos trabalhando com os fornecedores indiretos, ligados à fase de construção civil, mas já avaliamos parceiros para se instalarem no nosso parque de fornecedores em breve” – serão de sete a dez, inicialmente.

Foi agendada ainda a cerimônia de assentamento de pedra fundamental da fábrica, que ocorrerá no início de fevereiro de 2015. O anúncio do investimento na unidade ocorreu em outubro de 2013.