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12/01/2015

Mercado argentino registra queda de 45% em novembro

Por Redação AutoData

- 12/01/2015

A queda do mercado argentino em 2014 ficou mais acentuada com o fechamento de novembro, que registrou retração de 45% nas entregas aos concessionários na comparação com o mesmo mês de 2013. De acordo com dados da Adefa, a associação das montadoras instaladas naquele país, foram comercializados 41,4 mil veículos no mês passado, o que ainda representou recuo de 13% com relação ao resultado de outubro.

No acumulado do ano as perdas chegam a 36%, para 561 mil veículos comercializados no atacado de janeiro a novembro. Há um ano a Argentina acumulava 875 mil unidades no mesmo período – a indústria, portanto, deixou de vender mais de 300 mil veículos em 2014.

As exportações também acumulam queda de dois dígitos até novembro, com volume 19,7% inferior nos embarques, para 328,8 mil unidades. Peso importante desta queda vem da retração do mercado brasileiro, disparado o principal cliente dos veículos argentinos, com mais de 85% do volume exportado.

Em novembro, porém, as exportações avançaram 16% com relação ao mesmo mês de 2013 e 6,5% na comparação com outubro. Foram exportados 39 mil veículos.

Com o mercado doméstico e as exportações em queda o ritmo das linhas de montagem também seguiu em trajetória descendente. De janeiro a novembro foram produzidos 576,7 mil veículos na Argentina, queda de 22,7% com relação aos onze primeiros meses de 2013.

No mês passado a produção chegou a 54,6 mil unidades, queda de 10,3% na comparação anual e de 12,3% na mensal.

A nova presidente eleita da Adefa, a brasileira Isela Constantini, afirmou em comunicado que o cenário econômico do país trouxe como consequência um mercado menor. “No entanto, sabemos e temos consciência de que a Argentina possui mercado com potencial interessante e confiamos no trabalho conjunto com o governo para retomar o caminho do crescimento.”

A executiva, também presidente da General Motors Argentina, Uruguai e Paraguai, terá mandato até o fim de 2015 – na Adefa a renovação dos quadros é anual. A nova diretoria conta ainda com Enrique Alemañy, presidente da Ford Argentina, como vice-presidente, e Hideki Kamyiama, presidente da Honda, como secretário.