A produção de veículos no México iniciou o ano com o maior volume já registrado para um mês de janeiro. Segundo dados divulgados pela Amia saíram das linhas de montagem daquele país 266,4 mil unidades no mês passado, alta de 6,8% em relação as 249,4 mil contabilizadas um ano antes.
De acordo com a Amia o aumento da produção deve-se ao início da operação de novas fábricas e aumento de capacidade de montadoras instaladas no país – Honda e Nissan são exemplos.
O volume fabricado no México é 23% superior ao número de veículos que saíram das linhas de montagem brasileiras em janeiro. De acordo com a Anfavea foram produzidas 204,8 mil unidades, em queda de 13,7% na comparação anual.
As vendas de veículos acompanharam a tendência de alta e 103,7 mil unidades foram licenciadas em janeiro, alta de 21,3% na comparação com o mesmo mês de 2014.
Do total comercializado 54% eram veículos importados e 46% produzidos localmente.
As exportações também atingiram maior patamar para um mês de janeiro: 204,9 mil veículos foram enviados para fora do país. O crescimento chegou a 15,2% em janeiro, na comparação anual.
Os Estados Unidos seguiram como principal destino, com 70,5% do volume, seguido por Canadá, 14,6%, e América Latina, que viu sua participação recuar de 9,1% para 5,9% no período de doze meses.
Notícias Relacionadas
Últimas notícias