O varejo apresentou queda mais acentuada nas vendas do que a média do mercado no mês passado. Levantamento da Agência AutoData com base nos dados da Fenabrave indica que em janeiro foram licenciados 192,2 mil veículos para pessoas físicas, ou 78,8% do total dos emplacamentos do mês, volume 20% inferior ao resultado do primeiro mês de 2014, quando o varejo respondeu por 237,4 mil licenciamentos, ou 79,2% do total das vendas.
As vendas diretas, aquelas realizadas para pessoas jurídicas e normalmente com fortes descontos, caíram 17% na mesma base de comparação, de 62,3 mil para 51,7 mil unidades.
O mercado total de automóveis e comerciais leves, somadas as duas modalidades de vendas, apresentou retração de 18,6% no período.
Com relação a dezembro a queda no volume do varejo chegou a 25%, inferior à retração de 31% do mercado, somado vendas ao varejo e direta. Porcentualmente a participação das vendas ao varejo cresceu de 72,4% para 78,8% de um mês para o outro, mas houve redução no volume, vez que dezembro foi o terceiro melhor mês da história da indústria.
As vendas diretas caíram 47% de dezembro para janeiro, de 97,5 mil para 51,7 mil unidades, o que indica que o desempenho do mercado foi inflado por vendas a pessoas jurídicas, normalmente grandes frotistas que adquirem quantidades volumosas de veículos a preços mais baixos, com bons abatimentos no preço final.
O ranking de marcas divulgado pela Fenabrave, separado por varejo e vendas diretas, aponta claras diferenças nas estratégicas usadas por cada empresa. No varejo, descontando as vendas a pessoas jurídicas, quem liderou as vendas foi a General Motors, seguida por Fiat, Volkswagen, Ford, Hyundai, Toyota e Renault. No de vendas diretas a liderança ficou com a Fiat, seguida por VW, GM, Renault, Ford, Toyota e Hyundai.
Chama a atenção a variação dos degraus da Renault, quarto lugar em vendas diretas e apenas sétimo no ranking do varejo. Dos 15,4 mil veículos da marca em janeiro, 5,9 mil foram por meio de vendas diretas, ou 38,2% do volume. Por outro lado a GM teve apenas 15,1% dos seus 46,9 mil veículos vendidos nessa modalidade.
As vendas diretas representaram 30,1% das vendas da Fiat em janeiro, 30,4% dos licenciamentos da Volkswagen e 20,3% do total de veículos comercializados pela Ford no primeiro mês do ano.
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