A Fiat dominou o ranking provisório dos modelos mais emplacados no mercado brasileiro nas duas primeiras semanas de fevereiro. Dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData apontam que dos dez automóveis e comerciais leves mais licenciados até a quinta-feira, 12, quatro são produzidos pela montadora de Betim, MG.
Nas duas primeiras posições estão modelos da fabricante de origem italiana: o Palio se mantém como líder com quase 5 mil licenciamentos, seguido pela picape Strada, que registou 4,5 mil emplacamentos. Aparecem ainda no ranking o Uno, sexto colocado com 3 mil unidades comercializadas, e o Siena, oitavo mais vendido com 2,7 mil registros.
Com pequenas alterações de posições, são os mesmos quatro modelos que figuraram na lista dos dez mais vendidos no acumulado de 2014. O Palio encerrou o ano na liderança, a Strada ficou na terceira posição, o Uno em quinto e o Siena no mesmo oitavo lugar.
O pódio do ranking das primeiras duas semanas de fevereiro tem ainda o Chevrolet Onix no degrau mais baixo: repetindo o bom desempenho de janeiro, o hatch GM é até agora o terceiro mais vendido no mês, com 3,7 mil emplacamentos.
A Volkswagen tem três modelos na lista dos dez mais: o Fox/Crossfox está na quarta colocação, com 3,6 mil emplacamentos, enquanto o Up! conseguiu chegar ao top-10 do mercado nacional como o sétimo mais vendido no período, com quase 3 mil unidades. Ex-líder do mercado por 27 anos consecutivos, o Gol é apenas o décimo modelo mais comercializado até agora em fevereiro, com 2,6 mil licenciamentos.
Completam o ranking o Hyundai HB20, quinto mais vendido em fevereiro com 3,3 mil unidades, e o Ford Ka, com 2,7 mil licenciamentos e nona colocação.
Com relação ao ranking do acumulado do ano passado, dois modelos são novidades: o Up! e o Ka. No ano passado o compacto da VW foi apenas o décimo-sexto mais vendido no mercado, enquanto o da Ford ficou na vigésima-quinta posição. Ambos foram lançados em 2014 – o VW em fevereiro e o Ford em agosto.
Saíram das dez primeiras posições o Renault Sandero e o Ford Fiesta – que no ano passado somava os licenciamentos da versão RoCam, descontinuada no segundo semestre com a chegada da nova geração produzida na fábrica do Taboão, em São Bernardo do Campo, SP.
Notícias Relacionadas
Últimas notícias