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16/04/2015

Caoa investe R$ 25 milhões em unidade dedicada apenas a pós-vendas

Por Viviane Biondo

- 16/04/2015

Mesmo em tempos de economia em ajuste, a rede de concessionárias Caoa mantém plano de investimento em pós-vendas e contratações – apenas neste ano o montante estimado é de R$ 36 milhões. Destes, R$ 25 milhões destinam-se ao denominado Centro de Manutenção e Reparação Hyundai, em fase final de obras no bairro de Moema, área nobre na Zona Sul da Capital paulista.

Com inauguração prevista para o fim de maio, o empreendimento ocupa 10 mil m² é funcionará como uma espécie de showroom de serviços e não de vendas, como acontece nas concessionárias: além de centralizar reparos mecânicos e boxes de atendimento rápido de várias lojas da rede, contará com área de conveniência que inclui espaço para crianças, lanchonete e internet wi-fi para uso dos clientes enquanto aguardam os serviços no veículo.

Segundo Rogerio Gonzaga, diretor de pós-venda do Grupo Caoa, a capacidade mensal de atendimentos da unidade será de três mil, o que elevará o total da Capital paulista a 24 mil/mês.

“Queremos mostrar que vendemos carros 0 KM e também nos preocupamos com os cuidados aos veículos depois, oferecendo uma experiência positiva ao cliente. Nosso objetivo é alcançar o patamar de satisfação das redes de marcas japonesas.”

O executivo revela que em primeiro momento as instalações atenderão apenas veículos Hyundai, mas “depois podem, eventualmente, incorporar atendimento a modelos Ford e Subaru” – que também contam com casas da rede Caoa.

Segundo o diretor – que já atuou na Toyota –, os investimentos em atendimento ao cliente têm sempre sinal verde na empresa. E a decisão é estratégica: “Não adianta lamentar o ano difícil, temos que trabalhar para torná-lo melhor. E no que diz respeito a pós-venda, apesar do cenário negativo, trabalhamos com projeção de alta de 6% no faturamento na comparação com 2014” – o mesmo índice é estimado para o volume de atendimentos.

Gonzaga afirma que a estimativa baseia-se no crescimento da frota de modelos Hyundai, principalmente da gama HB20, e também na ampliação de infraestrutura e capacidade de atendimento da rede Caoa. Para tanto, 500 colaboradores em todo o Brasil serão contratados até o fim deste ano. “Com mais conveniência, devemos ampliar a retenção e frear a fuga para os centros automotivos independentes.”

Outros pontos centralizados de reparo da rede Caoa na Grande São Paulo localizam-se nos bairros do Tatuapé, para a Zona Leste da Capital, no Jabaquara, para Zona Sul, e na rodovia Raposo Tavares e Osasco, para Zona Oeste. Para os caminhões há ainda unidade na Rodovia Anhanguera.

“Funilaria e mecânica ocupam espaços grandes, por isso a tendência é de que se separem dos showroons de 0 KM. O cliente leva o veículo até a concessionária mais próxima, e de lá fazemos o transporte até a unidade de reparo.”

Recentemente a Caoa transferiu seu centro de distribuição de peças de Anápolis, GO, para Barueri, SP. De lá saem partes e componentes para as concessionárias das marcas Hyundai e Subaru.

Com a mudança para área de 14 mil m², o objetivo é reduzir o tempo de atendimento às redes de concessionárias, ampliando os índices de satisfação do cliente.


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