AutoData - Toyota terá terceiro turno para forjaria em São Bernardo
news
23/04/2015

Toyota terá terceiro turno para forjaria em São Bernardo

Por Redação AutoData

- 23/04/2015

A fábrica da Toyota de São Bernardo do Campo, SP, ganhará um terceiro turno de produção na área de forjaria. De acordo com comunicado da montadora a Toyota expandirá a produção de bielas e virabrequins para atender a fábrica de Porto Feliz, que será responsável pela fabricação dos motores 1.3L e 1.5L do Etios, a partir do primeiro semestre de 2016.

Atualmente a forjaria do ABC exporta bielas e virabrequins para as fábricas da Toyota nos Estados Unidos, que montam os modelos Corolla e Camry. São produzidos cerca de 3,9 milhões de unidades de bielas e mais 700 mil virabrequins por ano.

Segundo a nota da empresa, com a entrada em operação de terceiro turno e o consequente abastecimento a Porto Feliz, os acréscimos de produção para cada componente será na ordem de 10% para as bielas e de 14% para os virabrequins.

A Toyota não informou, no entanto, quantos empregos serão gerados e nem quando a operação em terceiro turno começará na unidade do ABC.

Na segunda-feira, 23, a montadora realizou cerimônia para marcar projeto de revitalização da unidade de São Bernardo do Campo – a primeira fábrica da Toyota fora do Japão –, inaugurada em 1962.

Batizado de São Bernardo Reborn, o projeto demandou investimento de R$ 19 milhões e contempla a criação do terceiro turno e da transferência da sede administrativa da Toyota de São Paulo para o ABC – desde fevereiro 170 funcionários administrativos, antes alocados na região da Berrini, na Zona Sul de São Paulo, se uniram aos 1,3 mil trabalhadores da fábrica do ABCD.

Na cerimônia estiveram presentes o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e o presidente do sindicato dos metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.

Durante a cerimônia a Toyota também celebrou compromisso com o sindicato local e com os trabalhadores da unidade, no qual promete aprimorar os processos produtivos e aumentar a competitividade da Toyota perante a indústria automotiva nacional e global.

“Dessa forma a Toyota quer fazer valer um de seus principais valores, que é a contribuição contínua para o desenvolvimento da economia e da sociedade dos países onde atua”, afirmou em comunicado Steve St. Angelo, CEO para a América Latina e Caribe e chairman da Toyota do Brasil.


Whatsapp Logo