AutoData - Basf ampliará fábrica de catalisadores em Indaiatuba
news
24/04/2015

Basf ampliará fábrica de catalisadores em Indaiatuba

A evolução dos motores que equipam os veículos produzidos em solo brasileiro é um dos principais desafios da divisão de catalisadores automotivos da Basf para os próximos anos. A empresa quer fazer parte da geração de powertrain em desenvolvimento aqui, como no caso dos motores 1.0 três cilindros.

Segundo Antônio Lacerda, vice-presidente sênior da Basf para a América do Sul, as montadoras estão exigindo a participação dos fornecedores desde a fase inicial de projeto de novos motores:

“Sabemos que nossa participação no desenvolvimento pode contribuir para um produto com melhor desempenho. Estamos constantemente em busca de novas tecnologias”.

O recém-chegado Jeep Renegade, por exemplo, possui catalisador fornecido pela Basf. “Queremos estar presentes em cada modelo novo que desembarcar no País.”

Para garantir que poderá atender os clientes a empresa estuda ampliar suas instalações em Indaiatuba, SP, onde está a fábrica de catalisadores. De acordo com Marc Ehrhardt, vice-presidente sênior do Negócio de Catalisadores, a unidade será modernizada e ganhará uma área nova.

“Ainda estamos definindo o cronograma e o volume a ser investido, mas pretendemos trocar algumas das máquinas mais antigas e ampliar a capacidade de produção da fábrica.”

Em cerimônia realizada na terça-feira, 24, a Basf comemorou 15 anos da unidade. Diversos executivos da empresa e representantes de montadoras estiveram presentes no evento, que assinalou ainda marco de 14 milhões de catalisadores produzidos no local desde sua fundação.

Segundo a companhia os componentes fabricados na unidade evitaram despejo de cerca de 20 milhões de toneladas de poluentes por automóveis, caminhões e motocicletas no Brasil e nos países vizinhos.

Quando a fábrica foi inaugurada, em 2000, eram apenas vinte funcionários e duas linhas de produção de catalisadores – atualmente trabalham cem pessoas no local, em cinco linhas. De acordo com Ehrhardt “esses números devem ficar ainda maiores nos próximos anos”.

Mesmo com o mercado automotivo enfrentando um momento de contração a Basf não deixará de investir no País, garante Jeffrey DeAlmeida, diretor de catalisadores para a América do Sul.

“Nenhuma montadora deixou de investir no Brasil e nós vamos acompanhar o movimento de otimismo, pois acreditamos que a indústria local se recuperará em breve e queremos estar prontos para quando o crescimento chegar.”


Whatsapp Logo