AutoData - Argentina encerra trimestre em queda de 28% nas vendas
news
04/05/2015

Argentina encerra trimestre em queda de 28% nas vendas

O mercado argentino de varejo encerrou o primeiro trimestre de 2015 em queda de 28,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com números da Acara, associação local equivalente à Fenabrave no Brasil, foram licenciados no parceiro de Mercosul 157 mil 407 unidades na soma dos primeiros três meses de 2015 ante 219 mil 227 há um ano.

De acordo com o Tiempo Motor, parceiro editorial da Agência AutoData na Argentina, com o primeiro trimestre fechado a previsão da associação para o total do ano é de 600 mil unidades vendidas.

Em março, isoladamente, foram licenciadas 48 mil 236 unidades, queda de 6,6% ante mesmo mês do ano passado, de 51 mil 674. Apesar de índice de retração bem mais comedido que aqueles registrados em janeiro e fevereiro, a indústria se preocupa com o resultado pois o mercado apresentou dificuldades neste período no ano passado por conta de entrada em vigor do chamado Impuestazo, que elevou os preços de diversos modelos.

A Volkswagen liderou o mercado argentino no primeiro trimestre com 29 mil unidades vendidas, queda de 19,3%. Foi seguida por Ford, 22,3 mil e baixa de 13,7%, e Chevrolet, 20,7 mil, retração de 15,7%. Fecham os cinco primeiros do ranking Fiat, 18,2 mil, e Peugeot, 16 mil, ambas também com resultados negativos de 32,7% e 37,6%, respectivamente.

Por modelos o Volkswagen Gol lidera o primeiro trimestre na Argentina com 7 mil 419 unidades comercializadas, queda de 38,7%. Foi seguido pelo Fiat Palio, 6,7 mil, em crescimento de 7,8%, e Ford EcoSport, 6,3 mil e baixa de 19,3%. Ford Fiesta, 6,1 mil, menos 16%, e Chevrolet Classic, 5,7 mil e alta de 11%, completam o top-5 argentino do primeiro trimestre na escolha do consumidor.


Whatsapp Logo