Os últimos dias de março foram um pouco mais animados do que o esperado pelos varejistas em termos de venda e com isso o mês encerrou com 234 mil 681 unidades comercializadas segundo números da Fenabrave revelados no início da noite da quarta-feira, 1º. A previsão da rede era algo em torno de 215 mil a 220 mil.
O total representa baixa de 2,5% ante mesmo mês de 2014, 241 mil – resultado afetado pelo carnaval – e alta de 26,2% na comparação com as 186 mil de fevereiro, igualmente prejudicado pelo feriado carnavalesco.
Com isso o trimestre encerrou com 674,4 mil emplacamentos, queda de 17% ante as 812,7 mil unidades acumuladas nos primeiros três meses de 2014. Ainda que a baixa seja representativa, o índice representa alívio perante o resultado do primeiro bimestre, que apresentou retração de 23%.
A média de cada um dos 22 dias úteis de março foi de quase 10,7 mil unidades, pouco abaixo daquela registrada em fevereiro, 10,9 mil para 17 dias úteis, descontados a segunda e a terça de carnaval e a quarta de cinzas.
Automóveis e comerciais leves encerraram março com 225 mil 982 licenciamentos, queda de 1,2% no comparativo com mesmo mês de 2014 e alta de 26,4% ante fevereiro. No trimestre foram 648,7 mil, queda de 16,2%.
Os caminhões também tiveram um fim de março pouco melhor que o imaginado e fecharam o mês em 6,5 mil licenciados, o que representa baixa de 29,6% ante mesmo mês do ano passado e crescimento de 25,7% na relação com fevereiro. No acumulado do ano foram 19,3 mil, retração de 36,1% – ao término do primeiro bimestre o resultado fora negativo em 39,4%.
Por sua vez os ônibus terminaram março com 2,2 mil unidades emplacadas, queda de 23,2% no comparativo anual e crescimento de 11,6% no mensal. No trimestre 6,4 mil, baixa de 20,6%.
As motocicletas ganharam números positivos nos dois comparativos de março: com 124,5 mil unidades licenciadas, avançaram 10,9% na comparação com igual mês de 2014 e 32,7% ante fevereiro. Na soma dos primeiros três meses do ano são 327 mil, queda de 10,5%.
GM VICE – No mês de março a disputa pelo segundo lugar do ranking de vendas por montadora na soma de automóveis e comerciais leves continuou acirrada. A GM foi a vice, com 16,4% de mercado, deixando a VW em terceiro com 15,4%. A Fiat liderou com 18% e a Ford ficou em quarto com 10,5%. Batalha também pelo quinto posto, vencida pela Hyundai, 7,9%, à frente da Renault, 7,8%.
No acumulado do primeiro trimestre a sequência é exatamente a mesma: a Fiat tem 19,4%, a GM 17,2%, a VW 16,2%, a Ford 10,4%, a Hyundai 7,5% e a Renault 6,8%. Toyota, 6,3%, Honda, 5%, Nissan, 2,3%, e Mitsubishi, 1,8%, completam os dez primeiros do acumulado de 2015.
STRADA – No ranking por modelos a picape leve Fiat Strada confirmou o favoritismo e fechou o mês na liderança do geral, com 9,9 mil unidades emplacadas, ou quatrocentas à frente do Chevrolet Onix. O Fiat Palio, com 9,2 mil, completou o pódio.
Na quarta posição dos mais vendidos em março ficou o Hyundai HB20, com 9,1 mil, seguido de Fiat Uno, 8,7 mil, VW Gol, 8,3 mil, Ford Ka, 8,1 mil, Renault Sandero, 8 mil, e VW Saveiro, 6,3 mil. O Chevrolet Prisma fechou os dez primeiros com 6,2 mil.
Notícias Relacionadas
Últimas notícias