Antes de chegar às ruas os chassis de ônibus fabricados pela Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, SP, passam por seis fases de controle de qualidade. A última delas, e uma das mais importantes, é feita diretamente com as empresas encarroçadoras. O processo chamado de PDI, sigla em inglês para Pre Delivery Inspection, agora será expandido para as operações latino-americanas da montadora.
Segundo Ricardo Silva, diretor geral de Ônibus América Latina da Mercedes-Benz, nos próximos meses os chassis fabricados na Argentina, Chile e Peru passarão a contar com a última fase de controle de qualidade. “Esse processo rendeu bons resultados no Brasil e decidimos expandir o método, que começou a ser usado na Europa, para os demais países da região.”
No Brasil o PDI funciona desde 2012. Além das tradicionais fases de controle de qualidade realizadas pela montadora durante a produção dos chassis, a M-B possui um acordo com as principais encarroçadoras do Brasil e mantêm profissionais alocados nas fábricas das companhias responsáveis pela montagem final dos ônibus.
A equipe é formada por 29 funcionários da Mercedes-Benz que ficam alocados na Marcopolo, Caio, Comil, Volare, Irizar, Neobus e Mascarello. “As equipes checam cerca de oitenta itens depois que o ônibus está montado.”
Dentre os itens averiguados estão os níveis de fluidos, layout de cabos elétricos e tubulações, sistema de freios e montagem. “Em média a verificação de um ônibus leva de duas a quatro horas.”
Semanalmente a M-B elabora um relatório dando notas para as encarroçadoras de acordo com o desempenho da montagem. “Enviamos uma média geral e a nota da empresa. A ideia é aumentar a sinergia com as empresas parceiras.”
Santos afirma que desde que o processo de PDI foi iniciado, em 2012, o acionamento de serviços em garantia diminuiu. “Todo mundo sai ganhando, em especial o consumidor.”
Notícias Relacionadas
Últimas notícias