AutoData - Vendas caem 25% na primeira quinzena, mas melhoram ante março
news
18/05/2015

Vendas caem 25% na primeira quinzena, mas melhoram ante março

Por André Barros

- 18/05/2015

A primeira quinzena de abril registrou queda mais acentuada no mercado brasileiro de veículos. Os licenciamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus caíram 25,4% comparados com o mesmo período de 2014, de acordo com dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData. Foram licenciadas 115,2 mil unidades até a quinta-feira, 16.

Com relação a março, porém, houve avanço de cerca de 10%, passando de 105,5 mil unidades para 115,2 mil licenciamentos.

A comparação relaciona os primeiros onze dias úteis dos meses. A média diária de vendas neste período de abril do ano passado chegou a 14 mil unidades, índice que caiu para 10,5 mil unidades neste mês. Nas primeiras duas semanas de março a média foi de 9,6 mil veículos licenciados, em média, por dia útil.

O mercado está se estabilizando nesse patamar, de 10 mil a 11 mil unidades licenciadas por dia. Março terminou com 10,6 mil emplacamentos por dia útil e fevereiro com 10,9 mil.

Ainda que estável, o ritmo ainda é bem inferior ao de 2014. Fonte ligada à rede de distribuição consultada pela reportagem afirmou que os varejistas projetam fechar o mês na faixa de 210 mil unidades licenciadas, o que representaria queda de cerca de 28% com relação aos 293 mil veículos comercializados em abril do ano passado.

Dentro desse cenário estimado pelo varejo o quadrimestre encerraria com queda mais acentuada do que a do trimestre, de 17% de retração. Seriam 885 mil unidades comercializadas de janeiro a abril, 20% abaixo das 1,1 milhão dos quatro primeiros meses de 2014.

CONSÓRCIOS – Anfavea, Fenabrave e Abac, a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios, trabalham em um projeto conjunto para alavancar as vendas de veículos no País. Os pormenores serão divulgados na quinta-feira, 23, em entrevista coletiva à imprensa com a presença dos presidentes das três associações – Luiz Moan, Alarico Assumpção Jr e Paulo Roberto Rossi, respectivamente.

Em entrevista à edição 302 de AutoData, sobre as perspectivas para 2015, em setembro do ano passado, Moan citou levantamento da Abac que indicava 248 mil consórcios sem contemplação efetivada. Na ocasião o executivo citou que as associações trabalhavam no sentido de transformar essas contemplações em vendas.


Whatsapp Logo