AutoData - Média diária de vendas de caminhões verá recuperação a partir de maio
news
27/05/2015

Média diária de vendas de caminhões verá recuperação a partir de maio

Por Michele Loureiro

- 27/05/2015

Cerca de sete mil caminhões serão comercializados por mês no País a partir de maio. Esta é a previsão compartilhada por Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, e Gilson Mansur, diretor de Vendas de Caminhões da Mercedes-Benz.

Ambos participaram de painel do Workshop AutoData Tendências Setoriais – Caminhões, realizado na segunda-feira, 27, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, e nele afirmaram crença de melhora no cenário a partir do próximo mês.

“A média de vendas dos primeiros três meses deste ano ficou na faixa de 5,5 mil a seis mil caminhões. Parece pouco subir para sete mil, mas se conseguirmos chegar a este patamar já será um bom avanço”, avaliou Alouche.

A previsão um pouco mais otimista dos executivos está embasada em uma possível retomada no segmento de construção civil e na manutenção das taxas do programa Finame PSI.

“O que faltou até agora foi previsibilidade e esperamos que isso comece a mudar. Depois do episódio da Petrobras as companhias devem começar a tomar novos rumos e voltar a fazer negócios”, disse Mansur.

De acordo com Alouche “já não existe mais a expectativa que a taxa do Finame irá cair. Isso é bom, uma vez que essa possibilidade estava adiando as compras”.

Para o total deste ano os executivos esperam vendas no patamar de 80 mil a 85 mil unidades, abaixo portanto da expectativa da Anfavea, de 90 mil unidades. “Esse volume representa o tamanho do nosso mercado ao menos nos próximos dois anos, quando ainda estaremos passando por ajustes. Esperamos retomar o patamar dos bons tempos a partir de 2018”, avaliou Mansur.

Os executivos das duas montadoras de caminhões também apostam na iniciativa da Anfavea, Fenabrave e Abac, que prevê estimular os consumidores que já tem consórcios contemplados a retirarem o veículo. No caso de caminhões são cerca de 15 mil veículos em potencial, segundo cálculos dos executivos.

Segundo Alouche convencer os consumidores é um trabalho pontual. “Grande parte deles ainda não comprou o caminhão porque está sem serviço ou porque usa a carta como forma de investimento. O trabalho dos nossos vendedores será encontrar as exceções.”


Whatsapp Logo