A situação está difícil também para o lado dos ônibus, com a produção brasileira deste tipo de veículo caindo 27,6% nos primeiro cinco meses deste ano em relação ao que fabricamos no mesmo período de 2014. Ao todo saíram das linhas de montagem 12 mil 66 unidades deste tipo de veículo neste janeiro/maio, ante 16 mil 664 veículos fabricados em igual período do ano passado.
Em termos de vendas a situação não é diferente. Segundo a Fenabrave, a entidade que congrega as concessionárias de todas as marcas brasileiras, as vendas de ônibus no varejo foram de 10 mil 43 unidades de janeiro a maio deste ano, volume 24,7% menor que os 13 mil 346 vendidos em igual período do ano passado.
Em maio analisado em particular, o mercado absorveu 1 mil 711 unidades, com queda de 11,85% ante o mesmo mês do ano passado ainda segundo a Fenabrave. Em termos de produção, no mês saíram das linhas brasileiras 2 mil 319 unidades, com crescimento de 12,5% ante os 2 mil 61 ônibus fabricados em abril.
Toda esta situação, no entanto, tem que ser analisada com muito cuidado. Isto porque esta queda está totalmente localizada no segmento de veículos destinados ao transporte urbano de passageiros, que viu sua produção reduzir-se 33,3% nos primeiros cinco meses deste ano frente ao mesmo período do ano passado. Já o segmento de ônibus destinados ao transporte rodoviário e de fretamentos teve sua produção aumentada em 4,5% no mesmo período.
São problemas específicos os que afetam o dia-a-dia dos diferentes segmentos da produção de ônibus e que serão diretamente discutidos no Workshop AutoData de Tendências Setoriais Ônibus, que será realizado em 29 de junho, em São Paulo, em um evento que discutirá as reais perspectivas deste importante segmento do mercado para os demais meses do ano.
“Além das análises setoriais que abordarão a atual situação da produção e venda de ônibus no Brasil propriamente dita, teremos dois painéis específicos, um para discutir os problemas relacionados ao segmento de urbanos e outro para analisar particularidades do segmento de rodoviários”, explica Paulo Fagundes, editor de seminários da AutoData Editora.
No painel de urbanos, por exemplo, a ideia é discutir o problema dos efeitos no mercado do programa Caminho da Escola e analisar quais poderão ser os reflexos futuros para as vendas dos processos de eleições municipais que estão prestes a se iniciar em todo o Brasil. Já no painel de rodoviários, um dos principais temas deverá girar em torno da expectativa de publicação do edital que regulamentará as frotas interestaduais, que deverá acontecer no início do segundo semestre e que poderá trazer bons reflexos em termos de vendas.
São números e previsões relevantes que serão discutidas neste evento e que certamente balizarão as próprias produções das principais montadoras de veículos comerciais até dezembro, com reflexos diretos, inclusive, para as programações dos principais fornecedores deste segmento da indústria.
Para que esta análise aprofundada das perspectivas seja possível, o evento reunirá os principais líderes de vendas das maiores montadoras de ônibus instaladas no Brasil, bem como das maiores encarroçadoras do País, que debaterão diretamente suas visões a respeito dos demais meses do ano.
Já estão confirmadas as presenças de Sílvio Munhoz, diretor de vendas de ônibus da Scania, Walter Barbosa, diretor de vendas de ônibus da Mercedes-Benz, Antônio Cammarosano, diretor de vendas de ônibus da MAN, Maurício Lourenço Cunha, diretor Industrial da Caio, João Herrmann, diretor de produto da MAN e Pauto Corso, diretor da Marcopolo.
Além destes especialistas em mercado doméstico este workshop trará, ainda, a análise do mercado internacional como complemento das perspectivas deste segmento da indústria. Neste sentido já está confirmada a presença do executivo Marcos Forgioni, vice-presidente de vendas e marketing internacional da MAN.
Por fim, a visão setorial e as negociações com o governo sobre financiamento e renovação de frota serão analisados pelo diretor da Mercedes-Benz e vice-presidente da Anfavea, Luiz Carlos Gomes de Moraes, que fará a abertura oficial do evento.
Este workshop acontecerá em São Paulo, no dia 29 de junho, em evento que acontecerá em meio período. Outras informações e inscrições poderão ser obtidas pelo site www.autodata.com.br, pelo e-mail seminário@autodata.com.br ou pelo telefone 11 5189-8938/8940.
Notícias Relacionadas
Últimas notícias