AutoData - Nova proteção balística promete reduzir peso de carros blindados
news
18/06/2015

Nova proteção balística promete reduzir peso de carros blindados

Por Viviane Biondo

- 18/06/2015

As mantas de aço tradicionalmente utilizadas na blindagem automotiva ganharam concorrência. A Ser Glass, empresa que produz vidros blindados, ampliou sua atuação no País com a um novo material de mantas de compósitos, o Udura, que cumpre as homologações exigidas pelo Exército Brasileiro segundo a fabricante.

Feito com fios de aramida e compósitos semelhantes à fibra de carbono, o material teve investimento de R$ 3,5 milhões para desenvolvimento e produção em nova fábrica, localizada em Pouso Alegre, MG.

Antonio Bertagnoli, diretor-geral da Ser Glass, afirma que o novo material é nove vezes mais resistente que as mantas de aço comumente usadas e tem garantia de dez anos.

“A tecnologia sem tecidos laminados reduz em média 50 quilos no peso do veículo, o que minimiza desgaste de componentes como pneus e suspensão.”

De acordo com Bertagnoli a instalação também é mais fácil: atualmente, a blindagem tradicional demora em média 40 dias para ser entregue e com o Udura esse prazo pode cair para 15 dias. “O método de instalação é mais rápido, limpo e seguro”, assegura o dirigente.

O executivo explica que peças prontas e modeladas são projetadas com sobreposições e encaixes, o que acelera o processo. “Já temos dezoito kits para blindagem e alcançaremos cinquenta.”

Na lista dos modelos com kits Udura já disponíveis estão Toyota Corolla, VW Tiguan, Ford Fusion, Land Rover Evoque, Jeep Grand Cherokee, BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C e Toyota Hilux.

“Os ruídos internos também são minimizados, pois os compósitos são mais maleáveis que as peças de aço inoxidável.”

Atualmente a Udura tem capacidade produtiva de 60 kits de blindagem/mês na fábrica de Pouso Alegre. “A meta é ampliar mensalmente a produção em 20%.”

As linhas de vidros blindados Ser Glass continuam em São Bernardo do Campo, SP. “No último ano ampliamos as entregas em 30%, pois o mercado cresce e nossa participação também.”

Os clientes são empresas de blindagem como Hight Tech Blindagens, W.Truffi, GR Blindados, MG Blindados e outras.