AutoData - Cartão BNDES não poderá mais ser usado para compra de utilitários
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18/07/2015

Cartão BNDES não poderá mais ser usado para compra de utilitários

Grande alavanca de venda de utilitários, em especial picapes, a comercialização via cartão BNDES – realizada com descontos correspondentes aos de modalidade direta – será encerrada no fim deste mês, mais exatamente no dia 30, uma terça-feira.

A partir daí o banco colocará em operação outra linha de financiamento para este tipo de veículo, denominada Pró-Utilitário, mantendo o foco nas micro e pequenas empresas. Esta, porém, além de processo mais burocrático, tem taxa de juros mais elevada: com o cartão BNDES o máximo cobrado até então, para financiamento em 48 parcelas, era de 13,49% ao ano. Com o Pró-Utilitário será de 15,17% ao ano em junho – o índice irá variar mês a mês – mais a remuneração da instituição financeira emissora do Cartão BNDES, que continuará a ser exigido para a aquisição, até o teto de 6% ao ano. O prazo máximo continua de 48 meses, com de 3 a 6 meses de carência.

Outra importante alteração está no índice de financiamento: antes, pelo cartão BNDES, era possível financiar 100% do veículo. Agora, pelo Pró-Utilitário, o limite é de 70%.

Em comunicado enviado à Agência AutoData, porta-voz do banco de fomento confirmou que “a partir de 1º. de julho de 2015 o financiamento a veículos utilitários – camionetas, vans e pick-ups – por meio do Cartão BNDES será suspenso. Esses itens passarão a ser financiados pelo programa BNDES Pró-Utilitário, criado em maio, tendo como data inicial de protocolo 8 de junho de 2015 e vigência até 30 de março de 2016. Tal programa destina-se a apoiar a aquisição de veículos utilitários que integrem a logística operacional das beneficiárias finais”. Há, entretanto, um teto orçamentário para o programa, de R$ 500 milhões.

Diante da medida a rede de concessionárias já começou a se mexer para tentar garantir vendas pelo Cartão BNDES até o dia 30. Uma das maiores montadoras do País disparou e-mail de alerta para todas as casas de sua rede alertando para o fato, e essa mensagem tem sido retransmitida aos clientes pessoa jurídica pelas concessionárias. A reportagem teve acesso a esta mensagem, que não menciona a nova linha Pró-Utilitário e informa apenas o prazo final para as operações com o cartão do banco, dia 30.

A lista dos modelos elegíveis ao Pró-Utilitário por enquanto é a mesma do Cartão BNDES: lá estão as duas picapes leves mais vendidas do País, Fiat Strada e Volkswagen Saveiro, além de outros modelos Fiat como Fiorino, Ducato, Doblò e Uno Furgão, além das Chevrolet S10 cabine simples e Montana, Peugeot Boxer, Citroën Jumper, Iveco Daily e Agrale Marruá. Modelos importados, mesmo da Argentina, assim como ocorria anteriormente, não podem participar, o que exclui da relação Ford Ranger, Toyota Hilux e VW Amarok, por exemplo.

Sérgio Reze, presidente da Assobrav, associação que reúne os distribuidores VW, e ex-presidente da Fenabrave, demonstrou severa preocupação com a iniciativa do BNDES. Para ele, “é óbvio que a medida afetará todos os que vendem picapes por este sistema. É a mesma coisa que tirar o Finame dos caminhões”.

De acordo com dados da Fenabrave quase 60% dos emplacamentos da Fiat Strada e da Volkswagen Saveiro até maio ocorreram por meio de venda direta, modalidade na qual os negócios com o Cartão BNDES estão incluídos. Não há, entretanto, dados disponíveis quanto ao volume isolado destas operações.

Os modelos são oferecidos com descontos que variam, em média, de 15% a 30%, de acordo com concessionárias da Grande São Paulo consultadas pela Agência AutoData. Todas estão orientando os clientes a fechar negócio com o Cartão BNDES o quanto antes – como a operação ocorre junto ao faturamento do veículo e dado o curto prazo disponível, de menos de duas semanas, a única chance é escolher um modelo já disponível no estoque da loja.

 


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