AutoData - Palio e HB20, a nova dupla de ouro do mercado nacional
news
03/08/2015

Palio e HB20, a nova dupla de ouro do mercado nacional

Por Marcos Rozen

- 03/08/2015

O Fiat Palio e o Hyundai HB20 estão se configurando como a dupla de vendas mais forte do mercado brasileiro. Em junho, e pelo segundo mês seguido, os modelos representaram, pela ordem, o campeão e o vice-campeão de vendas.

O Palio teve um mês relativamente tranquilo e com 10,6 mil emplacamentos cravou a vitória pela quinta vez em seis meses – perdeu só em março, para a Strada. E o HB20 repetiu o feito de maio e assegurou a segunda posição com 9,1 mil. O Onix fechou o pódio com 8,9 mil, tomando lugar que fora do Ka em maio, deixando a Strada, 8,7 mil, e o Gol, com 7,3 mil, a completar os cinco primeiros.

Três modelos podem comemorar junho: Sandero, Corolla e HR-V. O Renault por assegurar retorno ao top-10, do qual já estava quase desacostumado, em oitavo; o Toyota por além de também estar no top-10, em nono, é nada menos do que o sedã mais vendido do País, à frente inclusive dos modelos compactos, como Siena, Prisma ou Voyage. E o Honda por mais uma vez um excelente desempenho, 12º. no mês com 5,2 mil unidades vendidas.

Em compensação junho não trará boas recordações para Ka, Up! e EcoSport. O hatch compacto Ford caiu do último degrau do pódio em maio para a sétima colocação no mês passado, enquanto o VW foi somente o 17º. depois de flertar com o top-10 no primeiro trimestre. Por sua vez o SUV Ford tem na 26ª. posição o menor dos seus problemas: em junho perdeu para praticamente toda a concorrência direta – além do HR-V, viu o Duster em 18º. e o Renegade em 22º. Foi só melhor que o Peugeot 2008, que com apenas pouco mais de setecentos emplacamentos ficou bem longe dos 50 mais vendidos.

Conforme antecipou a Agência AutoData há duas semanas (noticias/21181/hr-v-pode-assumir-a-lideranca-dos-suvs-compactos-no-mes-que-vem) é certo que o HR-V assumirá a liderança em vendas dos SUVs compactos em julho. Até o fechamento de junho apenas pouco menos de trezentos emplacamentos o separa do EcoSport e neste momento não há nada que o Ford possa fazer para reverter a tendência, que é muito forte – em junho o Honda já passou o Duster e assumiu a vice-colocação desta faixa.

A certeza dos executivos da Jeep de que o segmento será dominado pelo Renegade ao fim deste ano se torna cada vez mais improvável: o modelo já acumula desvantagem de 11,6 mil unidades para o ainda líder EcoSport, que agora precisa ser descontada em seis meses – em junho a novidade produzida em Goiana, PE, registrou pouco mais de três mil licenciamentos.


Whatsapp Logo