AutoData - Nissan March e Versa receberão câmbio automático até o fim do ano
news
11/09/2015

Nissan March e Versa receberão câmbio automático até o fim do ano

Por Marcos Rozen

- 11/09/2015

As novas gerações dos modelos March e Versa fabricados pela Nissan em Resende, Rio de Janeiro, ganharão opção de câmbio automático até o fim do ano – hoje os modelos dispõem de oferta apenas de câmbio manual para as duas versões de motor disponíveis, 1.0 e 1.6.

A engenharia da fabricante trabalha para oferecer a opção CVT, câmbio automático continuamente variável, sem marchas, mais confortável que o tradicional, para ambos. No México há oferta de caixa automática para os dois modelos com motor 1.6, mas de quatro marchas. Na Argentina o Versa também tem a mesma opção de câmbio na gama.

Entretanto nos Estados Unidos a Nissan oferece o Versa com o mesmo motor 1.6 dos modelos nacionais acoplado a câmbio CVT, e caso idêntico ocorre para o Note – uma espécie de monovolume no estilo do Honda Fit – nos Estados Unidos e no México, igualmente equipado com o mesmo motor 1.6. Assim tecnicamente esta possibilidade já existe, bastando apenas o desenvolvimento local para adaptação ao motor flex.

Ronaldo Znidarsis, vice-presidente de vendas e marketing da Nissan brasileira, está empolgado com a chegada da variação automática à gama de nacionais: segundo seus cálculos a fabricante saltará de cobertura de cerca de 60% do mercado para 70% com a nova oferta. Concorrentes como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 já oferecem há tempos opção de câmbio automático, além dos que têm na gama o automatizado, como Ford Fiesta e VW Fox.

O executivo confirmou o fim da produção do Livina, que, para ele, “não combina com a imagem de atrevimento da Nissan” e garantiu que a marca terminará este ano fiscal – de abril a maio – em crescimento de dois dígitos no mercado brasileiro. Apenas no primeiro trimestre, ou seja, de abril a junho, a Nissan ganhou 0,4 pontos porcentuais de mercado e chegou a 2,5%.

Segura na tocha – A fabricante aposta alto em ações para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro no ano que vem, dos quais é uma das principais patrocinadoras – até lá a montadora terá fornecido aproximadamente cinco mil veículos para a comissão organizadora.

A Nissan quer aproveitar a exposição durante a competição para se tornar mais conhecida do consumidor brasileiro. Para Znidarsis, é necessário “levar maior visibilidade e notoriedade” à marca para mudar este quadro – mas a montadora não pretende esperar mais um ano.

Como ação prévia às Olimpíadas lançou a iniciativa Rota da Tocha, no qual cinco equipes vão se revezar pelo País à procura de pessoas que tenham histórias de iniciativa e superação ou, como prefere a Nissan, de atrevimento. Os escolhidos farão parte de um grupo de pré-selecionados para carregar a tocha olímpica, que percorrerá trezentas cidades do País antes do início das competições.

O material gerado pelas equipes estará disponível na internet em fotos, textos e vídeos. Interessados também podem se cadastrar pelo site http://www.quemseatreve.com.br/.

Alguns personagens de Brasília, DF, já foram selecionados: dois amigos que se conheceram pedalando em uma bicicleta de dois lugares por 1,7 mil km – sendo que um deles é cego –, e um dono de açougue que montou uma biblioteca no estabelecimento e oferece livros emprestados gratuitamente aos clientes que lá vão para comprar carne.


Whatsapp Logo