Em outubro as fábricas argentinas produziram 45,2 mil veículos, volume 25,6% inferior ao de igual mês do ano passado e 14,6% abaixo do resultado de setembro. Os dados foram divulgados pela Adefa, a associação que representa as montadoras daquele país, que deu duas razões para a retração: um dia útil a menos no mês passado e pausas na produção em algumas plantas, para adequar as linhas à chegada de novos modelos.
No acumulado do ano saíram das linhas de montagem argentinas 462,8 mil veículos, uma queda de 11,4% com relação às 522,1 mil unidades produzidas nos primeiros dez meses de 2014.
As exportações somaram 18,8 mil unidades no mês passado, uma queda de 48,7% na comparação anual e 13,8% na mensal. De janeiro a outubro os embarques de veículos argentinos caíram 25,4%, para 216,2 mil unidades.
Em nota a presidente reeleita da Afeda, Isela Constantini, afirmou que a queda nas vendas do mercado brasileiro contribuiu para o impacto negativo nas exportações de veículos produzidos na Argentina. “Por outro lado existe uma forte demanda por veículos no mercado local, que hoje tem limitações por restrição de oferta de dólares”.
Foram vendidos aos concessionários argentinos 52,2 mil veículos em outubro, queda de 9,6% com relação ao mesmo mês de 2014 e retração de 15,1% na comparação com setembro. De janeiro a outubro foram vendidas 521,3 mil unidades, em linha com o resultado dos primeiros dez meses de 2014.
A restrição para compra de divisas impede que as montadoras faturem mais veículos à rede, que demanda mais carros para atender à procura do consumidor argentino. Os licenciamentos naquele país cresceram 7,9% com relação a outubro do ano passado, apesar de registrarem uma queda de 11,4% na comparação com setembro, para 54,5 mil unidades.
No acumulado do ano foram emplacados 560,6 mil veículos, queda de 9,1%, de acordo com a Acara, que representa o setor de distribuição.
Novo mandato – Em assembleia geral da Adefa a brasileira Isela Costantini, presidente da General Motors, foi reeleita por unanimidade presidente da associação, onde continuará no comando por mais um ano. Enrique Alemañy, da Ford, será o vice-presidente.
Notícias Relacionadas
Últimas notícias