AutoData - Sensor de € 10 pode ser a solução para a fraude dos motores diesel VW
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27/12/2015

Sensor de € 10 pode ser a solução para a fraude dos motores diesel VW

Por Redação AutoData

- 27/12/2015

Um sensor que custa € 10 instalado no interior da caixa do filtro de ar e uma atualização do software poderá ser a solução técnica encontrada pela Volkswagen para corrigir o dispositivo que burla os testes de emissão em motores diesel. A informação foi publicada pela revista alemã de negócios Wirtschaftswoche, citando fontes da área de transportes do governo alemão, aos quais o sistema teria sido apresentado pela montadora – que não confirmou a informação.

Ainda de acordo com a publicação, nos motores 2.0 diesel afetados pela fraude apenas uma atualização do software será suficiente. O sensor seria instalado nos propulsores 1.6 diesel. Em testes de rodagem as duas soluções técnicas, afirma a revista alemã, levaram as emissões aos limites da norma Euro 5, o que seria suficiente para atender a legislação.

Se confirmada, a solução técnica encontrada representaria um alívio para o Grupo VW, pois temia-se a necessidade de substituição dos catalisadores nos motores diesel 1.6, algo que teria um impacto financeiro severamente maior para os cofres da montadora, vez que esta peça, que usa platina em seu interior, tem um custo muito maior do que o sensor.

Desta forma a maior parte dos quase € 7 bilhões reservados pela fabricante para cobrir os custos do escândalo, em tese, seriam mais do que suficientes, vez que a solução técnica em si custaria muito menos – mesmo se o sensor fosse aplicado aos 11 milhões de veículos, o que não ocorrerá, o valor seria de € 110 milhões – e a maior parte destes recursos seriam utilizados para o pagamento de multas e processos.

 


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