AutoData - ZF investe em Limeira para exportar
Fornecedor
24/04/2019

ZF investe em Limeira para exportar

Imagem ilustrativa da notícia: ZF investe em Limeira para exportar
Foto Jornalista  André Barros

André Barros

São Paulo – A ZF dobrará sua capacidade de produção de sistemas de direção elétrica em Limeira, SP, em fábrica que era da TRW – e, originalmente, da Freios Varga. Segundo seu presidente para a América do Sul, Carlos Delich, o objetivo é tornar o Brasil o centro de produção de alguns componentes do sistema para abastecer fábricas que fornecerão o item para montadoras de China, Estados Unidos e México.

 

“A ZF tem como premissa localizar a produção para os consumidores. Não é o objetivo exportar para outros mercados, mas, para alguns componentes específicos, decidimos centralizar a produção em um só lugar. Escolhemos o Brasil para fornecer alguns componentes de sistemas de direção elétrica para outras fábricas.”

 

Segundo o executivo é preciso que a operação local da ZF seja exportadora. Embora o momento do mercado regional seja positivo – é um dos poucos em ascensão, em sentido oposto ao europeu, chinês e estadunidense –, diversificar as áreas de atuação mostrou-se fator importante nos últimos anos, sobretudo com a crise.

 

Esses sistemas de direção elétrica produzidos pela ZF foram os primeiros a serem produzidos no País, ainda pela TRW. Abastecem veículos de passageiros e suas exportações, segundo Delich, começam nos próximos meses. Ele não revela volume de produção e nem o investimento – mas está dentro dos R$ 700 milhões que o seu antecessor, Wílson Brício, anunciou em aportes na região no ano passado.

 

A ZF apresenta na Automec linhas de produtos de suas marcas. O foco, ali, é a expansão na reposição – que segundo seu diretor de marketing e aftermarket, João Lopes, deverá crescer dois dígitos este ano. A indicação do primeiro dia de Automec foi positiva para ele:

 

“Fomos surpreendidos pelo alto volume de visitantes neste primeiro dia. A feira estava muito cheia. Acredito que superará, e muito, a expectativa de movimento prevista pela organização”.

 

Foto: Divulgação.