São Paulo – O mercado argentino de veículos fechou os primeiros cinco meses do ano com queda de 46% no volume de vendas em comparação com os registros de igual período em 2019: de acordo com a Acara foram emplacados, de janeiro a maio, 116 mil automóveis e comerciais leves e pesados.
Deste total foram 80,7 mil automóveis, volume que representa queda de 49% sobre o volume vendido no mesmo período do ano passado. De comerciais leves foram emplacadas 29,2 mil unidades, 40,5% a menos.
Isoladamente em maio os emplacamentos totais chegaram a 21 mil unidades, 43% a menos do que o volume registrado em maio do ano passado. Assim, em dezenove dias úteis, a média diária de vendas chegou a 1,1 mil unidades.
Por marca. Os veículos Volkswagen foram os mais vendidos na Argentina até maio, segundo os dados da Acara. Foram 17,9 mil unidades no período, volume 44% menor do que aquele registrado de janeiro a maio de 2019, mas que garantiu à companhia a maior fatia de mercado, 16,3%.
Os veículos Renault ocuparam a segunda posição na lista dos mais vendidos, com 15,1 mil unidades, volume 52,3% menor do que o registrado em 2019. Os Toyota ficaram na terceira posição, com 14,7 mil unidades, queda de 47%. Fiat e Ford fecham a lista das cinco mais.
A Toyota ficou em terceiro, mas emplacou no topo da lista de veículos mais vendidos a picape Hilux: no acumulado do ano registrou mais de 11,3 mil unidades licenciadas, ficando à frente de Chevrolet Onix, Volkswagen Gol, Ford Ranger e Volkswagen Amarok.
Foto: Divulgação.
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