São Paulo – Foram 2 milhões 58 mil 315 os automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus emplacados no ano passado, de acordo com dados divulgados pela Fenabrave na terça-feira, 5. Embora 26,2% abaixo do volume comercializado em 2019 o resultado pode ser considerado positivo devido ao cenário de pandemia: no começo, em março, a expectativa era de volumes menores aos alcançados.
Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, a manutenção da taxa de juros em patamar baixo e o auxílio emergencial colaboraram para o reaquecimento do comércio, principalmente a partir do segundo semestre: “O mercado só não foi melhor em função da crise enfrentada pelas montadoras, que tiveram problemas com falta de peças e componentes e regras de distanciamento social nas unidades fabris”.
Em dezembro foram emplacados 244 mil veículos, o melhor resultado do ano, 8,4% acima do volume registrado em novembro e 7,1% abaixo do último mês de 2019.
As vendas de automóveis e comerciais leves somaram 232,8 mil unidades no mês, alta de 8,7% na comparação com novembro e queda de 7,5% com relação a dezembro do ano passado. No ano foram licenciados 1 milhão 951 mil veículos leves, 26,6% a menos do que em 2019.
O mercado de caminhões cresceu em dezembro nas comparações anual e mensal: 15,7% e 6,8%, respectivamente, para 9 mil 639 unidades. Em 2020 foram vendidos 89,2 mil caminhões, 12,3% menos do que no ano anterior.
O segmento de ônibus foi o mais afetado pela crise: em dezembro caiu 11% com relação a novembro e 36,3% na comparação com dezembro de 2019, somando 1 mil 551 unidades. No ano a queda chegou a 33%, para 18,2 mil unidades.
Foto: Divulgação.